Saiba como funciona e onde encontrar diferentes tipos de lousa escolar

Sumário
movplan-lousa-escolar-lousa-digital-aluno

É praticamente impossível descrever uma sala de aula sem mencionar a lousa escolar. Afinal, o recurso é muito usado pelos professores e alunos na hora de expor o conteúdo em forma de escrita, anotações, desenho e até gráficos e tabelas.

Com o avanço da tecnologia, já é possível ir além das tradicionais lousas verdes e brancas com o uso de lousa escolar digital. A opção inovadora permite exibir vídeos, fotos e áudios; e ter acesso à internet.

Continue a leitura do artigo para entender o que é e conhecer tipos de lousa escolar, como: branca, verde, digital e soluções integradas. Além disso, você entenderá como funciona a lousa escolar digital, saberá qual a medida disponível e onde comprar.

O que é, tipos e qual a medida da lousa escolar

A lousa escolar é um recurso usado na sala de aula para anotar, desenhar, destacar e fazer gráficos ou tabelas desde o século XIX. Na época, os alunos usavam uma pedra de ardósia e era uma alternativa em relação ao papel, tinta e pena. A inovação da lousa escolar permitiu a criação de opções mais leves e de diversos materiais com o objetivo de potencializar o ensino e o aprendizado. Conheça os principais tipos:
  • Lousa verde: é muito conhecida pelo uso do giz e foi muito difundida pelas instituições de ensino.
  • Lousa branca: é uma opção tradicional, mas com o benefício de não usar o giz, que pode causar alergias e fazer sujeira.
  • Lousa digital: é uma opção tecnológica de diversos tipos com acesso à internet e possibilidade de utilizar recursos em áudio, imagem e vídeo.

As lousas escolares podem ser encontradas em diversas medidas, como pequenas, médias e grandes. A escolha do tamanho vai depender do espaço da sala de aula e o tipo de lousa das atividades e necessidades dos alunos e da instituição. 

Lousa escolar branca e verde: qual a medida e características

Lousa branca

Também conhecida como quadro branco, a lousa escolar branca é caracterizada por uma superfície extremamente lisa que deve ser escrita com canetas específicas. Apesar de ser conhecida na cor branca, há modelos nas cores preta e verde em diversas opções de material.

Entre os principais benefícios da lousa escolar branca é que não é necessário mais o uso do giz, que pode provocar alergia e sujeira por causa do pó que cai da escrita. Ou seja, vantajoso para a saúde e para a manutenção da limpeza na sala de aula.

Lousa escolar digital: qual a medida e características

movplan-lousa-escolar-lousa-digital-professor

A lousa escolar digital é um modelo que oferece recurso multimídia e acesso à internet com poucos toques no touchscreen. Isso significa que é possível pesquisar em tempo real materiais complementares, como vídeos e fotos. Além disso, é possível escrever, desenhar e criar gráficos e tabelas que contribuem com os objetivos de aprendizagem da aula.

De acordo com dados do Censo Escolar na Educação Básica 2021, a região com maior número de lousas escolares digitais no ensino fundamental é a Sul, seguida por Centro-Oeste e Sudeste. Sendo 4,9% na região Norte; 7,5% na região Nordeste; 21,9% na região Sudeste; 31,7% na região Sul e 23,4% na região Centro-Oeste

O estudo, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta ainda maior porcentagem de lousa escolar digital no ensino médio na região Sul com 48,2%; 16,7% no Norte; 20,2% no Nordeste; 33,3% no Sudeste; e 35,7% no Centro-Oeste.

Como funciona a lousa escolar digital?

De modo geral, a lousa escolar digital é ligada e o equipamento é conectado a um computador integrado com projeção de imagens na superfície. Sendo assim, o acesso é simples com toque no touchscreen para escrever, desenhar, selecionar, sublinhar e ainda exibir vídeos, fotos e áudios.

Sala de aula digital

Muitas instituições buscam ir além da lousa escolar digital com novos incrementos para o uso de tecnologias na rotina escolar. Nestes casos, a sala digital pode ser uma ótima ferramenta para ampliar os formatos de conteúdo para aprendizado dentro da sala de aula, sendo um complemento à lousa digital. O resultado é de alunos mais engajados e com autonomia para o aprendizado.

Entre as ferramentas presentes no ambiente virtual está a criação de turmas, envio de materiais complementares e realização de avaliações e atividades. Outro grande benefício da ferramenta está a possibilidade de ter acesso às funcionalidades de videoaula, construção de arquivos colaborativos, e-mail, agenda, troca de mensagens instantâneas via chat e até fóruns de debate. Além disso, é possível que o professor faça toda a gestão dos estudantes com acompanhamento de desenvolvimento, atribuição de notas, entre outros.

O espaço virtual com a sala digital ainda tem diversas vantagens, confira:

  • Espaço e horário: o ambiente pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer horário, que consequentemente aumenta a flexibilidade para os estudantes acessarem os conteúdos em momentos de maior concentração e produtividade.
  • Relacionamento: a sala digital ainda permite que os estudantes tenham uma maior proximidade tanto com o professor como com os colegas. Ou seja, é possível aumentar os pontos de encontro e, consequentemente, as oportunidades de aprendizado.
Quer ver na prática? Veja como funciona a lousa escolar digital no vídeo:

Lousa escolar da MOVPLAN S.E.: branca, verde, digital e integrada

Se você busca por lousa escolar, precisa conhecer o portfólio da MOVPLAN S.E., uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologias para o setor educacional. Todas as soluções são voltadas para potencializar o aprendizado, oferecer mais recursos aos professores e aumentar o engajamento dos alunos.

Com mais de 21 mil salas de aula equipadas em 22 anos de história, a marca reúne grandes cases de sucesso em instituições como: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Lousa escolar branca, verde ou preta

Chamada de linha Lousa Escolar, os modelos de lousa branca da MOVPLAN S.E. são destaque pela qualidade, design moderno e segurança. A superfície possui dois tipos materiais:
  • Laminado estrutural: é sinônimo de apagabilidade, durabilidade, praticidade e facilidade para escrita
  • Aço cerâmico: possui todas as vantagens do laminado estrutural com o benefício de ter baixa reflexão ao usar projetor

A Lousa Quadriline Slim é um modelo da linha com aspecto minimalista e grande área de escrita, podendo ser encontrada com superfície branca, branca diagramada, verde, verde diagramada e preta. Possui 1,2 metros de altura e está disponível em versões de 1,5 m; 2,0 m; 2,5 m; e 3,0 m de comprimento.

Por fim, a Lousa Quadriline Panorâmica foi desenvolvida para salas de aula ampla, pois o design permite que os alunos vejam as anotações em qualquer carteira. Pode ser encontrada nas cores branca, branca diagramada, verde, verde diagramada e preta de superfície. Além disso, tem 1,37 metros de altura e comprimento de 4,87 metros ou de 6,36 metros.

Lousa escolar digital

Já pensou ter acesso a uma vastidão de conteúdo na internet para busca instantânea na aula? É isso que a lousa escolar digital pode oferecer entre inúmeras outras funcionalidades, como: touch screen, exibição de conteúdo multimídia e aula com alto impacto visual.

Lousa Digital da MOVPLAN S.E.  é equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 recursos, como: ferramentas de escrita; ferramentas de desenho; ferramentas de gráficos; ferramentas de matemática; reconhecimento de escrita; ferramenta de apresentações; interação com qualquer outro software; caneta inteligente e caneta de objetos; criação de atalhos para documentos e mídias; ferramentas de captura de imagem; gravação de tela e áudio; bloqueio do Touch; criação de animações gráficas; zoom, régua, compasso, highlight, entre outros recursos e ferramentas.

Além disso, a lousa escolar está disponível em diferentes tamanhos para se adaptar às diversas salas de aula. Veja:

movplan-lousa-escolar-lousa-digital-professor

Lousas escolares da linha soluções integradas

Ideal para quem busca uma lousa escolar com mais inovação, ou seja, com mais recursos para aulas com alto impacto visual. Confira os três modelos de soluções integradas da MOVPLAN S.E.:

Lousa QuadriLine TouchPro

Ideal para quem deseja ter uma lousa escolar digital, mas quer manter o apoio da lousa tradicional branca. A Lousa QuadriLine TouchPro é equipada com entrada para microfone e equalizador, porta pincel, módulo processador, possibilidade de trancar o painel deslizante e design sem quinas para a segurança dos alunos e professores.

É possível escolher a versão com projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento de 3,48 m além de 1,53 m de altura e comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; ou 4,90 m. Já a projeção central com 1,37 de altura e 4,87 m de comprimento além de 1,53 de altura e 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; ou 7,0 m de comprimento.

Lousa QuadriLine AudioPro

Quem é professor sabe o quanto os recursos que aumentam a potência vocal são importantes. A Lousa QuadriLine AudioPro possui Sistema de Som Audio System com entrada para microfone e equalizador.

Assim como a TouchPro, é possível escolher a versão com projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento de 3,48 m além de 1,53 m de altura e comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; ou 4,90 m. Já a projeção central com 1,37 de altura e 4,87 m de comprimento além de 1,53 de altura e 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; ou 7,0 m de comprimento.

Lousa QuadriLine SlimProj

Já a Lousa QuadriLine SlimProj é um modelo para receber projeção em superfície de baixa reflexão. Possui opções de projeção lateral e central com 1,2 metros de altura e comprimento que varia entre 3,6 m; 3,8 m; 4,0 m; 4,2 m; 4,8 m; 4,9 m; 5,0 m; 5,1 m; 5,4 m; 5,6 m; 5,8 m; 6,0 m; 7,0 m; 8,0 m; e 9,0 m.

PREÇO: quanto custa e onde comprar a lousa escolar?

A compra da lousa escolar deve envolver uma análise das principais necessidades que você possui dentro da sala de aula. Por exemplo: qual é a medida, qual é custo-benefício, qual é o material empregado, qual é a tecnologia incorporada, como os professores irão incluir nas aulas, como os alunos podem se beneficiar?

Dessa forma, é necessário fazer uma busca no mercado e identificar qual é a empresa que oferece soluções para a sua necessidade. Além disso, a marca ainda pode ter suporte técnica, atendimento em diversos canais, equipe de montagem própria, entre outros.

Todos os pontos podem fazer com que o preço da lousa escolar sofra modificações. Para te ajudar a escolher o produto com o melhor custo-benefício, entre em contato com o time de consultores da MOVPLAN S.E. e tire todas as dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan