Quadro interativo: conheça as vantagens para sala de aula

Sumário

Lousa Interativa MOVPLAN SE

A sala de aula é um daqueles lugares que ficam sempre marcados na nossa memória. A rotina de sentar-se nas carteiras em filas posicionadas na frente de um grande quadro negro e a professora chegando com a sua caixa de giz e apagador são lembranças comuns entre os estudantes.

O cenário escolar viveu 100 anos sem transformações tecnológicas, mas há décadas é possível perceber a modernização com o uso de quadro interativo. O recurso já é muito explorado por educadores de países mais desenvolvidos do mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Programa é a agência líder da rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um exemplo disso é que 98% das escolas do Reino Unido já possuem um quadro interativo nas salas de aula. O dado é do estudo mundial divulgado pela Future Source em 2015. De acordo com a mesma pesquisa, o índice era de apenas 2% das instituições de ensino brasileiras.

Você quer transformar a educação brasileira? Continue a leitura e saiba como escolher o quadro interativo ideal para a sua escola.

O que é o quadro interativo?

O quadro interativo, que também é conhecido como lousa digital ou smart board, é uma tecnologia interativa capaz de reconhecer a escrita pelo toque de suas mãos. Assim como a tela do nosso celular, o touchscreen é uma funcionalidade que possui ferramentas que suportam materiais multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo.

Além do uso nas salas de aula, o quadro interativo possui grande utilidade em ambientes corporativos. O equipamento pode ser um grande aliado de empresários e colaboradores em reuniões ou apresentações por videoconferência.

O quadro interativo, que também é conhecido como lousa digital ou smart board, é uma tecnologia que revolucionou a forma como interagimos com informações e conteúdos. Com a capacidade de reconhecer a escrita por meio do toque das mãos, ele se assemelha à tela sensível ao toque dos nossos dispositivos móveis, trazendo essa praticidade para contextos educacionais e profissionais.

Sala de aula infantil

Esse recurso vai além de uma simples superfície onde escrevemos com canetas digitais. É uma ferramenta multifuncional que incorpora uma variedade de recursos multimídia, incluindo texto, imagem, áudio e vídeo. Isso possibilita aos professores e palestrantes uma abordagem mais dinâmica e envolvente ao compartilhar informações. Eles podem alternar entre diferentes tipos de conteúdo de maneira fluida, tornando a aprendizagem e a comunicação mais ricas e interativas.

Nas salas de aula, o quadro interativo se tornou uma ferramenta de ensino poderosa. Os educadores podem criar apresentações visualmente estimulantes, incorporar vídeos que complementam o conteúdo e até mesmo envolver os alunos em atividades práticas direto na lousa. Isso não apenas mantém os estudantes engajados, mas também atende a diferentes estilos de aprendizagem.

Além do âmbito educacional, o quadro interativo encontrou seu espaço nos ambientes corporativos. Seja em reuniões presenciais ou videoconferências, essa tecnologia permite que as informações sejam apresentadas de maneira mais clara e impactante. Os participantes podem visualizar dados, gráficos e propostas de forma ampla, enquanto anotações e marcações podem ser feitas em tempo real, promovendo um ambiente colaborativo e produtivo.

Ou seja, o quadro interativo representa uma evolução significativa na maneira como compartilhamos conhecimento e informações, é o próximo passo da evolução da lousa como conhecemos. Seja na sala de aula ou na sala de reuniões, essa tecnologia oferece uma abordagem versátil e interativa para enriquecer o aprendizado, a comunicação e a colaboração.

Quadro interativo na sala de aula: vantagens

Lousa Interativa que NÃO REQUER projetor

Crianças com menos de um ano já possuem total domínio de mídias sociais como o YouTube. Você acha que elas se interessam mais pelos recursos convencionais, como o quadro negro, ou pelo quadro interativo, que impulsiona a participação dos alunos?

Além de modernização para atrair os estudantes, o quadro interativo representa diversos benefícios para o processo de aprendizagem, como despertar a curiosidade e ser apoio para educadores. Em entrevista para a Folha de São Paulo, o professor Marcus Maltempi, da Unesp, revela que o uso planejado do quadro interativo pode alcançar melhores resultados.

O profissional ainda cita a resistência dos educadores ao mercado de quadros interativos. “Assim como lousa e caderno foram estranhos às escolas em uma época, as tecnologias digitais são atualmente”, disse ao jornal.

Como funciona o quadro interativo? Saiba mais

lousa digital - super geeksO quadro verde e o giz perderam seu espaço, porque são ferramentas obsoletas e podem ser prejudiciais para a saúde dos alunos e dos educadores alérgicos. Por outro lado, o quadro interativo representa a evolução do ensino e uma tendência inovadora.

Entre os principais benefícios do recurso está a facilidade de manusear as funções e ser um grande aliado na sala de aula. Com o quadro interativo é possível navegar na internet de forma rápida e prática.

Imagine que a turma toda está discutindo sobre literatura e estão falando sobre a Semana da Arte Moderna no Brasil. Eles podem viajar no tempo juntos fazendo uma rápida busca no quadro interativo sobre os pintores mais consagrados do período. Em poucos segundos, as obras icônicas de Anita Malfatti e Di Cavalcanti estarão ali, bem na frente dos alunos.

Além disso, os educadores e estudantes podem destacar, anotar ou escrever na tela touchscreen e ainda fazer capturas de imagem para acompanhar todo o desenvolvimento no quadro interativo. Ou seja, o quadro interativo é capaz de agregar muito a sua aula, inclusive, no que diz respeito aos 4 pilares da educação.

Quadro interativo: como escolher

As funcionalidades e benefícios do uso do quadro interativo são incontestáveis. E o investimento neste equipamento deve ser direcionado para um produto de qualidade e durabilidade.

O primeiro passo é verificar a estrutura física da sala de aula e, assim, escolher o tamanho ideal para o seu espaço. Outro passo importante é conhecer as especificações de qualidade do produto, como a baixa reflexão do quadro interativo. A funcionalidade não pode ser deixada de lado, é preciso verificar se o equipamento possui reconhecimento de gestos, por exemplo.

Quadro interativo: totalmente brasileiro!

A MOVPLAN, que é uma empresa brasileira e pioneira no mercado, fabrica o quadro interativo. Com mais de 21 anos no mercado de educação, a empresa está presente em quase 20.000 salas de aula no Brasil e no exterior.

Confiras as principais funcionalidades da lousa de escola digital da MOVPLAN:

  • Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
  • Gráficos e ferramentas matemáticas;
  • Captura de imagem e gravação de tela (com áudio);
  • Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
  • Reprodução de vídeos;
  • Conexão com a internet;
  • Sistema de áudio integrado;
  • O melhor sistema touchscreen disponível;
  • Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Quais são os diferentes tipos de quadro interativo da MOVPLAN S E?

O quadro interativo da MOVPLAN pode ser encontrado nas seguintes opções:

  • Lousa Digital MOVPLAN TouchPro 65″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchPro 77″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchPro 82″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchPro 94″

Outra alternativa de quadro interativo é a Lousa Digital MOVPLAN TouchLed, que tem como diferencial o material não precisar de projetor e ainda possuir maior definição. Atualmente, este é o maior range do mercado! Ele está disponível nos seguintes tamanhos:

  • Lousa Digital MOVPLAN TouchLed | 55″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchLed | 65″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchLed | 75″
  • Lousa Digital MOVPLAN TouchLed | 85″

A MOVPLAN também possui o quadro interativo ideal para quem deseja o quadro branco convencional e quer transformar a educação com tecnologia. A solução tecnológica é a Lousa Retrátil MOVPLAN TouchPro. Todos os recursos multimídia são integrados para que o professor tenha as duas opções de lousas sempre disponíveis. Ela pode ser encontrada nos seguintes tamanhos:

  • DViT82w – M2 386 DIMENSÕES (L X A X P): 3,86 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT82w – M3 580 DIMENSÕES (L X A X P): 5,80 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT65x – M2 300 DIMENSÕES (L X A X P): 3,00 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT65x – M3 450 DIMENSÕES (L X A X P): 4,50 m X 1,37 m X 0,30 m

Quadro interativo: o diferencial da MOVPLAN SE

O quadro interativo precisa unir soluções com infraestrutura, tecnologia e software. Com produção totalmente brasileira, a MOVPLAN está no mercado com preço justo e acessível para as instituições de ensino.

Afinal, a empresa entende a importância da ferramenta para a evolução do ensino. Com o propósito de expandir a educação de qualidade, a MOVPLAN possui o quadro interativo com software educacional QuadriBook incluso!

Quadro interativo e lousa convencional: diferenças

Quadro interativoA MOVPLAN é a única do mercado que integra a lousa convencional com o quadro interativo em um só produto. A Lousa Escolar QuadriLine Touch Pró proporciona ao educador duas opções em uma única solução, que também facilita a transição do ensino na lousa digital para o quadro interativo.

Além disso, o quadro interativo é equipado com kit de dois alto-falantes para atender salas de aula com até 100 alunos. Dessa forma, alunos que se sentam no fundo da classe podem escutar o professor sem dificuldade!

O quadro interativo também possui um amplificador com tecnologia de última geração, que possibilita alta qualidade na reprodução de sinal em todas as faixas de frequência de áudio. Com esse combo de alto falante e amplificador, o professor terá sua saúde protegida e não sofrerá com perda de voz por gritar durante a aula.

O projetor de curta distância também é um diferencial da Lousa Escolar QuadriLine Touch Pró da MOVPLAN. O quadro interativo ainda possui um recurso que oferece maior flexibilidade de imagem em Full HD.

E aí, quer incluir o quadro interativo nas salas de aula da sua escola? Saiba mais sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN, entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan