Onde eu encontro quadro negro? Tudo que você precisa saber sobre lousas escolares

Quadro_Negro_Lousa_Digital_MOVPLAN

A sala de aula é um dos lugares mais marcantes na vida das pessoas, pois é onde aprendemos ler, escrever, relacionar-se com os outros, enxergar o mundo e entender sobre o presente, passado e futuro. O espaço inesquecível cria termos que são usados até hoje, como é o caso do quadro negro. Apesar de já existir lousas escolares mais modernas e potentes, muitas pessoas usam “quadro negro” para se referir a todos os outros quadros escolares disponíveis no mercado.

Atualmente, o quadro negro, ou lousa preta, não é comum nas escolas e instituições de ensino, pois deu espaço para as telas brancas e digitais que auxiliam estudantes e professores de todo o mundo. Neste artigo, iremos explorar o universo do quadro negro, branco e digital, como usar e onde comprar.

Se você deseja entender mais sobre as lousas que vão além do quadro negro, continue a leitura.

Quadro negro: quais são as lousas escolares mais comuns?

A lousa escolar tradicional, também conhecida pelo termo quadro negro, é usada há mais de 100 anos como ferramenta no processo de aprendizagem das instituições de ensino. Desde o quadro individual com pedra de ardósia até a lousa digital, a solução tecnológica que é fundamental e atende às necessidades dos estudantes e dos educadores.

Por exemplo, o quadro negro grande já foi muito utilizado na história, mas novos recursos como o quadro branco e a lousa digital trouxeram mais benefícios para o ensino do ponto de vista da tecnologia e da praticidade. Na época do quadro negro, o giz causava alergias e fazia muita sujeita. Com os novos modelos de lousas isso não é mais um problema.

Quadro Negro ou Lousa branca?

quadro-branco

A lousa branca é a melhor opção para quem quer uma superfície extremamente lisa e sem o uso de giz, necessário para o quadro negro ou verde, que pode provocar alergias e potencializar problemas respiratórios. Algumas opções, como as oferecidas pela MOVPLAN, ainda possuem tecnologia de alta apagabilidade para evitar as temidas sombras. Além disso, é possível encontrar a lousa branca na opção quadriculada com linhas horizontais e verticais para auxiliar na escrita reta e na elaboração de desenhos ou gráficos.

Lousa digital: a evolução do quadro negro!

A lousa digital, que também é conhecida como quadro ou lousa interativa, é a evolução do quadro negro e traz inúmeros recursos para os professores como: touch screen, zoom, uso de documentos em texto, imagem ou vídeo. Também tem ferramentas para a criação de apresentações de alto impacto visual com recursos criativos e atrativos para os estudantes.

Soluções integradas para substituir o quadro negro

A solução integrada é a opção perfeita para quem ama tecnologia, mas não quer abrir mão do tradicional. A Lousa QuadriLine TouchPro possui uma lousa branca de apoio e a digital. O produto é considerado a evolução da lousa por ter painel deslizante, kit com dois alto falantes, amplificador, projetor de curta distância e módulo processador.

Quadro negro: como escolher uma lousa escolar?

A lousa escolar precisa atender as necessidades da sua escola e, por isso, é necessário conhecer as características de cada uma das opções para definir se a lousa será tecnológica, convencional ou a união das duas. Além disso, o investimento deve levar em consideração a qualidade dos materiais usados, durabilidade do produto, disponibilidade das peças em caso de quebra e até a instalação do produto.

lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

Quadro negro: por que usar tecnologia?

A resposta para essa pergunta é simples: a tecnologia aumenta a interação, desperta o interesse e aumenta a possibilidade de diferentes métodos de ensino, coisas que o quadro negro não oferece. Essas vantagens são fatores importantes para o índice de absorção do conteúdo, de acordo com a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser:

  • Ler: 10% de retenção de conteúdo;
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo;
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo;
  • Ver e ouvir 50% de retenção de conteúdo;
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo;
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo.

Com a tecnologia, é possível ampliar as experiências para que os alunos possam experimentar, enviar, ver e ouvir, e observar para que possam aumentar a retenção do conteúdo, potencializando o aprendizado. Se você busca por “quadro negro” para entender sobre a evolução da lousa e as tecnologias educacionais, continue a leitura e descubra como a interatividade é um diferencial no ensino.

Além do quadro negro: tecnologia e interatividade

A tecnologia e a interatividade já estão presentes em diversas situações cotidianas, como: compra de produtos online, conversas por chamada de vídeo e trabalho remoto com uso de aplicativos de mensagens ou e-mail. Entretanto, a educação ainda precisa se transformar com soluções tecnológicas que potencializam o processo de aprendizagem.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar?

O quadro negro pode ficar no passado, porque o uso de tecnologia é um grande atrativo para crianças e jovens na idade escolar. É o que comprova a pesquisa Nossa Escola em Reconstrução, iniciativa realizada pela Porvir e Rede Conhecimento Social, que contou com mais de 260 mil jovens entre 13 e 21 anos de idade que desejam que a tecnologia não fique restrita apenas aos laboratórios de informática. O estudo com dados de 2019 revela que os alunos desejam que as instituições de ensino planejem a tecnologia em diversas etapas da vida escolar.

lousa digital ensino híbrido

Além do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) e uso de devices, a lousa digital ou interativa pode ser uma solução incrível para dar mais autonomia aos alunos e professores. Por exemplo, os modelos digitais da MOVPLAN possuem o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 funcionalidades, confira algumas:

  • Ferramentas de escrita e desenho;
  • Reconhecimento de escrita;
  • Ferramentas de matemática e gráficos;
  • Ferramenta de apresentações;
  • Criação de atalhos para documentos e mídias;
  • Ferramentas de captura de imagem;
  • Gravação de página, tela e áudio;
  • Bloqueio do Touch;
  • Internet, aplicativos e recursos presentes em um computador;
  • Zoom, régua, compasso, highlight, e muito mais.

[+ LEIA MAIS] Comparativo concorrencial: conheça o diferencial da Lousa Digital QuadriLine MOVPLAN

Além disso, os produtos da marca possuem: superfície em aço magnético e aço cerâmico que permite escrita com marcador para quadro branco; diversos tamanhos, variando entre 65 e 94 polegadas. A grande vantagem da marca é que apenas 0,2% das lousas apresentam defeito após dois anos de uso contra 10% da concorrência.

Sobre a MOVPLAN

A MOVPLAN é uma fábrica brasileira com mais de 20 anos de história, contabilizando mais de 18 mil salas de aula equipadas com lousa digital, branca e outras soluções educacionais da marca. A empresa tem como princípio a qualidade no atendimento ao cliente em todas as etapas, e dos produtos desenvolvidos e produzidos. Outro diferencial da MOVPLAN é que oferece treinamento para os clientes e instala os equipamentos.

Para você deixar o quadro negro de lado de vez, o portfólio da MOVPLAN tem diversas opções, como a Lousa Digital, tecnológica e fácil de usar; a lousa branca, resistente e disponível em diversos tamanhos; o gabinete de recarga charge mate, para transportar, armazenar e recarregar devices (tablets e notebooks); e a Lousa QuadriLine TouchPro que é a evolução das lousas e une a lousa virtual e a lousa branca.

A expertise da MOVPLAN é marcada por cases de sucesso em instituições de ensino e em corporações, como COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Ensino híbrido: nós acreditamos

A MOVPLAN acredita que uma das principais mudanças do presente e do futuro da educação é a educação híbrida, que é uma metodologia de ensino que une elementos do presencial e do online. Entre os principais benefícios estão a valorização da proatividade e autonomia dos alunos, incentivando o desenvolvimento do aprendizado colaborativo e construtivo.

Na prática, o ensino híbrido pode contar com a vivência presencial da sala de aula e das instituições de ensino com a adição de atividades no ambiente online. Por exemplo, o aluno tem acesso ao conteúdo antes da aula para estudar e já se preparar para as dúvidas.

Atualmente, as universidades já utilizam a metodologia que mescla o presencial e o online em situações que os alunos possuem acesso a livros no ambiente virtual, mas também frequentam aulas presenciais com os professores para esclarecimentos de dúvidas e realização de provas.

A educação híbrida pode ser dividida em duas características, sendo que o sustentado é definido pela metodologia que mantém as características do ensino tradicional; e o disruptivo pela metodologia que rompe totalmente com o ensino tradicional.

Para a MOVPLAN, o ensino híbrido, que teve destaque com o avanço da pandemia de covid-19, é uma forma de evolução. Além disso, pode promover melhorias no processo de aprendizagem quando há soluções tecnológicas adequadas. Veja o depoimento do Esdras Santana, diretor executivo da empresa, sobre o ensino híbrido na pandemia.

Lousa negra comprar: onde vende, onde comprar, onde eu encontro quadro negro?

Se você busca por “quadro negro” para encontrar ferramentas mais modernas de lousas escolares, entre em contato com nossa equipe que é capacitada para te auxiliar na escola da melhor solução para os alunos e educadores da sua escola.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email