O que são, para que servem e cursos sobre as tecnologias educacionais

Sumário
movplan-tecnologias-educacionais-lousa-digital

A transformação e a inovação sempre estiveram presentes na sociedade. Afinal, estamos sempre criando mecanismos, métodos, dispositivos e formas para tornar a nossa vida mais prática e melhor. Essa vontade de potencializar diversos setores também é algo encontrado na educação com o uso de tecnologias educacionais.

Neste artigo, você entenderá o que são e para que servem as tecnologias educacionais e conhecerá como se iniciou o avanço das inovações na educação. Além de conhecer tecnologias educacionais para serem aplicadas na prática e cursos para auxiliar na formação profissional de docentes e gestores da educação.

O que são tecnologias educacionais

A ideia é simples: aplicar recursos tecnológicos com o objetivo pedagógico, contribuindo para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes. Essa é uma das principais explicações do que são as tecnologias educacionais, mas muitas pessoas têm dúvida sobre como isso funciona na prática.

De modo geral, podemos separar as tecnologias educacionais nos dispositivos, como lousa digital e devices; nos softwares para aulas com impacto visual e para uso de jogos digitais; e nas soluções, como ambiente virtual de aprendizagem.

É importante lembrar que, independente das soluções escolhidas e o nível de ensino, é necessário que os recursos estejam no plano de ensino da turma. Assim, é possível planejar de que forma cada item irá contribuir para a formação integral dos estudantes.

Para te ajudar com exemplos práticos de tecnologias educacionais, selecionamos algumas opções para salas de aula. Veja:

Lousa digital

MOVPLAN_Lousa_Digital_Tecnologias_EducacionaisÉ um dispositivo que funciona como uma enorme tela de computador com possibilidade de acesso à internet com poucos toques no touchscreen da tela, exibição de arquivos multimídia, como: vídeos, imagens e áudio, e apresentação de apresentações em PowerPoint e utilização de jogos digitais e outras atividades interativas

Na empresa brasileira MOVPLAN S.E., a Lousa Digital é produzida em fábrica própria e a entrega envolve a instalação, configuração e treinamento para quem irá utilizar o produto. Além disso, é equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que permite criação de aulas com alto impacto visual.

Software Educacional QUADRIBOOK

MOVPLAN_Software_Educacionail_Tecnologias_EducacionaisComo o próprio nome já diz, o segundo exemplo é um software exclusivo da MOVPLAN S.E. que possui 18 funções, veja quais são: 

  • Ferramentas de escrita, de desenho, de gráficos e de matemática
  • Reconhecimento de escrita
  • Ferramentas de apresentações
  • Interage com qualquer software
  • Caneta inteligente e caneta de objetos
  • Criação atalhos para documentos e mídias
  • Ferramenta de captura de imagem e gravação de tela e áudio
  • Bloqueio do touch
  • Vídeo player
  • Acesso à internet e aplicativos
  • Criação de animações gráficas
  • Ferramentas de ensino e aplicação
  • Recursos de zoom, cortina, régia, compasso, highlight, entre outros

Google for Education

movplan-google-for-education-tecnologias-educacionaisÉ uma solução do Google para o setor da educação com diversos recursos, veja algumas tecnologias educacionais presentes no recurso:

Google Workspace for Education: é um ambiente virtual com ferramentas de aprendizado para melhorar a colaboração e a interação entre estudantes e professores; recurso para facilitar correções e organização de trabalhos; e entrega virtual de atividades com controle de segurança.

Google Sala de Aula: é uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas de aprendizagem e possibilidade de montar turmas virtuais em salas de aula. Além disso, é um ambiente de colaboração e é possível acessar de qualquer lugar com acesso à internet.

Jamboard: é uma lousa branca virtual e colaborativa.

As tecnologias educacionais do Google for Education não param por aí! Afinal, a plataforma ainda possui diversos recursos voltados para alfabetização digital, idioma, arte, cultura, programação, realidade aumentada, entre outros.

Soluções Integradas

MOVPLAN_Soluções_Integradas_Tecnologias_EducacionaisA MOVPLAN S.E. também desenvolveu uma solução integrada chamada Lousa QuadriLine TouchPro que já ganhou o coração das escolas. Afinal, o dispositivo é o que chamamos de melhor dos dois mundos, porque possui a lousa digital com apoio da lousa branca. É a opção ideal para quem deseja ingressar no universo das tecnologias educacionais, mas deseja manter aspectos tradicionais no ensino.

Notebooks e tablets

movplan-aula-hibrida-significado-casaUma forma de incluir tecnologias educacionais na sala de aula é com uso de notebooks, tablets e outros devices. O recurso pode facilitar a aprendizagem e oferecer mais autonomia aos alunos.

Gabinete de Recarga

MOVPLAN_Gabinete_De_RecargaComo vimos anteriormente, o uso de devices é uma forma de adotar tecnologias educacionais na sala de aula. Entretanto, um desafio das instituições de ensino é cuidar dos equipamentos com segurança, por isso o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. possui as funções de: organizartransportar recarregar.

O dispositivo é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBook Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Para que servem as tecnologias educacionais

As tecnologias educacionais podem ser as grandes responsáveis por potencializar o processo de aprendizagem ao oferecer mais dinamismo e aumentar o engajamento dos estudantes. Confira alguns motivos para incluir as tecnologias educacionais:

  • Uso de recursos multimídia: algumas tecnologias educacionais permitem o acesso aos arquivos multimídia, ou seja, os professores podem utilizar vídeos, animações, atividades interativas, jogos digitais, entre outros.
  • Aprender a utilizar recursos tecnológicos para fins educacionais: contribui para que o estudante aprenda a utilizar ferramentas já usadas para fins recreativos para aprender.
  • Acesso a materiais complementares: uso de tecnologias educacionais pode contribuir para que o professor faça uma curadoria de materiais complementares que os estudantes podem acessar fora da sala de aula.

Além das vantagens listadas, o uso de tecnologias educacionais pode contribuir para a retenção do aprendizado por permitir que o aluno explore uma gama maior de papéis na hora de estudar o conteúdo. Isso significa que ele vai ler, ouvir, observar, experimentar e até ensinar, fatores essenciais para o aprendizado de acordo com a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser.

Veja aqui como a retenção acontece ao explorar cada atividade dos alunos:

  • Ler: 10% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presentes com o envio de materiais de leitura complementares para acesso fora da sala de aula.
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presentes com a criação de um podcast feito pelos próprios alunos para explorar uma temática nas disciplinas curriculares.
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presente com acesso a recursos disponíveis na internet, como vídeos.
  • Ver e ouvir 50% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presentes com o desenvolvimento e exibição de vídeos tutoriais para explorar uma temática nas disciplinas curriculares.
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presentes com a aplicação de um tema da disciplina na prática, após ver um tutorial.
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo – as tecnologias educacionais podem se fazer presentes com a aplicação de grupos de estudo de alunos no ambiente virtual, com recurso de sala virtual.
movplan-tecnologias-educacionais-sala-de-aula

Competências do futuro e tecnologias educacionais inteligentes

Para definir as aprendizagens essenciais aos estudantes do Ensino Infantil ao Médio, foi criado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento que define o conjunto de 10 competências para o desenvolvimento. Veja quais são:

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Responsabilidade e cidadania;
  7. Empatia e cooperação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Argumentação e trabalho;
  10. Projeto de vida.

Sendo assim, a BNCC também prevê o uso de tecnologias educatcionais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética com o objetivo de comunicar, acessar e disseminar informações. Além de resolver problemas e ser protagonista na construção da vida pessoal e em sociedade.

Como se iniciou as tecnologias educacionais

O que te vem à mente ao ouvir ou ler o termo “tecnologias educacionais”? Aposto que pensa em computadores, lousas digitais e aparelhos altamente tecnológicos. Mas especialistas apontam que as tecnologias educacionais iniciaram há muitos anos quando nem tínhamos ou pensávamos sobre esses equipamentos.

Afinal, as tecnologias são métodos ou dispositivos que facilitam a nossa vida e com as tecnologias educacionais não poderiam ser diferentes. Entre os exemplos estão as placas de argila e as pedras de ardósia que eram um meio alternativo para o papel que usamos atualmente.

A sociedade também já utilizou pergaminho em couro e tecido e até palha, que também é chamada de papiro. Com o passar dos anos, o avanço passou pela prensa, pelo computador, pelo projetor e no futuro outros instrumentos estão por vir para contribuir com o ensino.

Curso sobre tecnologias educacionais

Se você é professor ou gestor escolar e busca entender mais sobre o universo de tecnologias educacionais, saiba que há diversos cursos disponíveis para capacitação profissional. Selecionamos alguns cursos que podem te ajudar na busca por treinamentos na área. Veja:

movplan-tecnologias-educacionais-curso

Tecnologias para a educação no Sebrae: é um curso gratuito totalmente online de 18 horas de duração que tem o objetivo de promover a adaptação e formação continuada para uso de tecnologias educacionais.

Tecnologias para a educação no Sebrae: é um curso gratuito totalmente online de 18 horas de duração que tem o objetivo de promover a adaptação e formação continuada para uso de tecnologias educacionais.

Certificações do Google for Education: são cursos separados em dois níveis para profissionais que desejam se habilitar para uso na ferramenta.

Programa de Desenvolvimento Profissional do Google for Education: são cursos para pessoas que desejam ser instrutoras. Envolve o desenvolvimento de lideranças inovadoras, e o desenvolvimento de projetos transformadores.

Onde encontrar tecnologias educacionais

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira que atua no setor da educação há mais de 20 anos e possui um portfólio completo. Para tirar dúvidas ou ter mais informações sobre tecnologias educacionais da MOVPLAN S.E..
Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email