Tecnologia na Educação: Descubra as Vantagens de Usar a Lousa Digital

Sumário

Tecnologia na Educação

Você já ouviu falar sobre a lousa digital? Essa tecnologia inovadora é utilizada com o intuito de melhorar a forma na qual os professores dão as suas aulas, e para que os alunos consigam aprender os conteúdos de maneira interativa, e assim compreendam ainda mais a matéria.

Isso porque a lousa digital funciona como um extenso computador, que toma o lugar do quadro branco, fazendo com que os profissionais da educação possam utilizar todas as ferramentas da informática para aprimorar os seus ensinamentos, e aperfeiçoar o aprendizados dos alunos.

Diante de tantos recursos maravilhosos, ficou interessado em saber mais sobre a lousa digital? Confira a nossa matéria, pois nela explicamos tudo acerca desse maravilhoso aparelho que foi desenvolvido com o intuito de melhorar os ensinamentos na sala de aula.

Afinal, o uso da tecnologia na educação é uma excelente maneira de proporcionar mais conhecimento, e aprimorar a relação aluno-professor.

O que é e como funciona a lousa digital?

A lousa digital é uma grande tela que funciona como um computador, e é bastante inteligente, pois possui diversas funcionalidades, como tecnologia infravermelha, software educacional, e ainda realiza reconhecimento de gestos.

Além disso, a lousa digital possui diversos outros recursos, sendo possível utilizar imagens, vídeos, filmes, programas, sites e qualquer outra funcionalidade que seja proporcionada pela internet.

Isso é importante porque esse equipamento é utilizado para desenvolver o conhecimento dos alunos, de forma a melhorar a aprendizagem dos mesmos, por meio do aprimoramento das aulas proporcionadas pelos professores.

Assim, durante a aula, os profissionais da educação apresentam o seu conteúdo programático de maneira interativa, mostrando diversos curiosidades e materiais relacionados ao assunto através dos recursos da multimídia.

Para utilizar a lousa digital, é preciso apenas usar os dedos, já que por meio do toque é possível interagir com esse equipamento, podendo escrever e desenhar nele, e assim aperfeiçoar ainda mais o compartilhamento do conhecimento em sala de aula.

Por isso, utilizar a tecnologia na educação é uma maneira de melhorá-la, e dessa forma desenvolver o nível de instrução e o conhecimento das crianças e dos jovens do país, que hoje em dia ficam muito mais interessados por este tipo de interação digital do que com uma lousa e um giz.

Quais as vantagens da tecnologia na educação?

Há diversas vantagens que são proporcionadas pela lousa digital, já que esse aparelho visa facilitar o processo de aprendizado dos alunos, fazendo com que a aula se torne mais interativa e divertida, de maneira aprender a atenção daqueles que estão buscando obter conhecimento.

lousa digital

Desperta o interesse dos alunos em sala de aula

A interação proporcionada pela lousa digital é algo que chama a atenção dos alunos em sala de aula, fazendo com que desperte o interesse dos mesmos nos conteúdos, afinal é possível aprender ainda mais sobre o assunto por meio dos recursos que esse equipamento possui.

Por exemplo, em uma situação na qual os alunos estão na aula de ciências, aprendendo acerca da anatomia, eles podem ver as características e todas as partes da estrutura do corpo humano em vídeos ou infográficos, de forma que possam visualizar melhor a explicação do professor sobre o assunto.

Assim, devido a essa diversidade de formas de apresentar o conteúdo para os alunos, aquelas aulas que muitas vezes são consideradas monótonas, se tornam mais inclusivas, fazendo com que haja um maior em engajamento por parte do público jovem e até mesmo infantil.

Facilita a prática pedagógica

Os professores conseguem repassar o seu conhecimento de uma forma muito mais eficiente para os alunos por conta da lousa digital, afinal demonstrar o conteúdo por meio de imagens e vídeos facilita o processo de ensino.

Por isso, a inserção da tecnologia na educação é um método bastante eficaz, que facilita a vida do docente na hora de explicar uma matéria para os alunos, de forma melhorar a didática dos ensinamentos na sala de aula.

Salva as aulas dadas em sala

As aulas dadas em sala através da lousa digital ficam salvas, e por isso não é preciso que os alunos fiquem escrevendo o que o professor dita a todo momento, de modo que eles possam prestar ainda mais atenção nos ensinamentos do docente.

Ao final da aula, o professor pode compartilhar as aulas com os alunos de diversas formas, como por e-mail ou por meio de um sistema online.

Assim, eles salvam todo conteúdo dado na aula em seus dispositivos móveis, e podem estudar com esses documentos a qualquer momento.

Torna o aprendizado mais inclusivo

 aprendizado mais inclusivoFazendo uma análise do contexto histórico do processo de ensino, a importância do papel como instrumento do estudo não pode ser descartada. Mas, a inclusão da lousa digital também é importante, pois isso torna a aula muito mais dinâmica e interativa, de modo que os alunos tenham mais interesse em participar da mesma.

Assim, até mesmo aqueles alunos que possuem um pouco mais de dificuldade em aprender, acabam sentindo mais facilidade em compreender e assimilar os conteúdos, tornando o processo de obter conhecimento mais inclusivo, afinal a implementação da tecnologia na educação possui esse objetivo.

Para que o aprendizado se torne mais inclusivo, além da lousa digital, você pode utilizar também a sala interativa, que possui diversas ferramentas que possibilitam uma maior retenção da concentração dos alunos.

Conclusão

Então, percebeu a importância de utilizar a tecnologia na educação? Afinal, nada melhor do que adquirir conhecimento não somente por meio da palavra, mas através da visualização de imagens e sons, que demonstram como ocorre uma reação química, por exemplo.

Assim, na sala de aula os alunos podem saber como funciona e o que leva a acontecer uma reação química, e ainda podem ver ela ocorrendo, seja por meio de imagens ou vídeos que são passados através da lousa digital. Isso sem contar o software educacional Quadribook, que já vem com instrumentos para matemática, português, dentre outros.

Diante de tantas vantagens, ficou interessado em obter uma lousa digital? Solicite o seu orçamento, e melhore a qualidade das aulas para os alunos, principalmente para o público infantil, que adora essa diversidade de recursos na hora de aprender.

Você conhece outros benefícios que são proporcionados pelo uso da lousa digital? Então, compartilha conosco e com os nossos leitores nos comentários, pois vamos adorar saber!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email