O que é um monitor interativo e como ele pode ser útil em uma escola

Monitor Interativo
Exemplo de lousa convencional com monitor interativo integrado

De acordo com a pirâmide do aprendizado de William Glasser, a absorção de conhecimentos de um aluno em uma sala de aula aumenta em 50% quando há uma metodologia audiovisual ativa aplicada. E um dos equipamentos que auxiliam na realização desse conceito é o monitor interativo.

O equipamento vem sendo cada vez mais comum nas escolas brasileiras, atuando como um suporte pedagógico audiovisual e interativo que integra o ato de ensinar com uma maneira mais tecnológica e que gera mais participação dos alunos, especialmente os jovens, já tão acostumados com telas touch no dia a dia.

Acompanhe o artigo e saiba o que é um monitor interativo, seus usos e funcionalidades, e quais são as vantagens em aplicar um equipamento desse tipo em escolas.

O que é o monitor interativo?

Monitor Interativo
Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHLED Kids, com monitor interativo integrado

Os monitores interativos são ferramentas que contêm a tecnologia touch, ou seja, a tela pode ser controlada diretamente com o toque dos dedos. Além disso, eles já vêm com software educacional e acesso a internet. As funcionalidades de um monitor são parecidas com as de tablets e smartphones, mas em tamanho muito maior, o que permite que diversas pessoas vejam o que é transmitido de uma distância maior que a desses outros dispositivos.

Os monitores interativos podem ser, inclusive, soluções integradas a outros dispositivos, como lousas convencionais, trazendo dinamicidade para aulas e apresentações. Os melhores monitores interativos já vêm, também, com diversas ferramentas próprias para facilitar o ensino, que aumentam as utilidades do equipamento para professores e alunos.

Uso dos monitores interativos em escolas

Segundo o Censo Escolar 2022, apenas 15,2% das escolas privadas de ensino fundamental possuem um monitor interativo e 27,4% delas disponibilizam tablets para os alunos. Já o acesso a internet pelos estudantes é presente em 54,5% das escolas particulares. No entanto, quando falamos da prioridade do investimento em tecnologia educacional, o monitor interativo já aparece entre as primeiras opções das escolas nas suas listas de desejo.

Os monitores interativos permitem que haja uma transmissão de conteúdos multimídia como imagens, áudios, vídeos, jogos e atividades com o uso do touchscreen. É possível fazer destaques, edições, anotações, capturas de imagem, gravação de tela, desenhos e usos de infográficos e mapas mentais. Basicamente, tudo que você consegue fazer no seu computador, você consegue fazer também no monitor interativo.

E é por isso que as escolas, especialmente aquelas que são vistas como modernas pelo mercado, não abrem mão de ter um monitor interativo em sala de aula. Isso sem contar a estética da sala em si, que fica extremamente atraente para pais e alunos.

Assim, as instituições de ensino podem desenvolver atividades que envolvam todas essas possibilidades, integrando o monitor interativo ao cotidiano de sala de aula dos professores e, claro, dos alunos.

O ambiente se torna mais tecnológico e dinâmico para os alunos, pontos que veremos em destaque mais a frente no artigo. E as escolas se preparam para um futuro em que esse tipo de equipamento será comum na realidade pedagógica do país.

Quais são as vantagens em usar um monitor interativo em escolas

Monitor Interativo
Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED, um exemplo de monitor interativo

Ao oferecer uma ferramenta tecnológica como o monitor interativo ao corpo docente e, claro, aos alunos, uma escola ganha um leque de vantagens aplicáveis dentro de sala de aula. São maneiras diferentes de ensinar e aprender, com a possibilidade de usar conteúdos multimídia e até mesmo auxiliando em tarefas colaborativas.

Hoje em dia, a tecnologia já está integrada ao cotidiano dos alunos, que estão cada vez mais conectados em um mundo digital. Os celulares não desgrudam das mãos. Mídias sociais são queridinhas do jovem. Vídeos são os conteúdos mais consumidos do mundo.

E tudo isso impacta na necessidade de buscar novas soluções educacionais, qualificando ainda mais os professores (que, em muitos casos, já são mega qualificados para aulas com recursos digitais e audiovisuais) e apoiando-os na utilização do ambiente virtual a seu favor.

Confira abaixo algumas vantagens presentes ao se usar um monitor interativo em escolas.

Vantagens do monitor interativo:
estimular o senso crítico

Saber analisar o mundo de forma crítica e criativa é um dos grandes desafios dos seres humanos e estimular o senso crítico dos alunos em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Professores desempenham um papel crucial nesse processo, pois ao encorajar questionamentos e debates, promovem o pensamento crítico.

Ao analisar informações de forma crítica, os alunos aprendem a discernir entre fontes confiáveis e informações enganosas, fortalecendo sua capacidade de tomada de decisões informadas. Além disso, o senso crítico fomenta a criatividade e a resolução de problemas, habilidades essenciais em todas as áreas da vida. A promoção do senso crítico em sala de aula não apenas enriquece o aprendizado, mas também prepara os alunos para serem cidadãos ativos e conscientes em uma sociedade complexa e em constante evolução.

Sabemos que não é nada fácil estimular estudantes a desenvolverem soluções para dilemas de diversas escalas. Mas ter telas touch, aplicativos e conectividade em um monitor interativo podem proporcionar visões diferentes de um mesmo problema de forma palpável e dinâmica, já que aproxima o conteúdo a um formato de mídia que o aluno já está acostumado, e, mais além, que gosta mais do que lousas convencionais.

Aprendizado ativo com o monitor interativo

Ainda de acordo com a pirâmide do aprendizado de William Glasser, a capacidade de absorção do cérebro humano aumenta em 50% quando há interação na atividade proposta. Com o monitor interativo há diversas possibilidades de se construir aulas que incitem os alunos a uma participação ainda mais ativa.

Monitor interativo traz
modernidade e tecnologia

Aqui está mais uma grande vantagem do uso do monitor interativo. A resolução de problemas e adaptabilidade estará atrelada diretamente à tecnologia em diversos pontos da vida das próximas gerações. Lidar bem com o virtual pode gerar capacidades adicionais que são vantagens em ambientes futuros como nas universidades e no mercado de trabalho.

Gamificação como possibilidade no monitor interativo

Crianças e jovens estão a cada geração que passa mais imersas em ambientes de gamificação em que há um desafio e uma série de situações para enfrentar antes de conquistar o próximo passo. A gamificação consiste em gerar um ambiente semelhante a jogos virtuais para transmitir conteúdos diversos ligados à educação, e com o monitor interativo essa realidade se torna muito mais facilitada.

Foco, entusiasmo e motivação com o monitor interativo

O engajamento dos alunos tende a ser maior quando eles fazem uso de telas interativas, já que as aulas se tornam menos monótonas e há várias possibilidades de diversificar a maneira como um conteúdo é apresentado. Isso possibilita também um aumento no foco dos estudantes e até mesmo no comprometimento com tarefas e questões do dia-a-dia. E essa também é uma relevante vantagem do monitor interativo, em comparação com lousas convencionais.

Quais são os desafios ao implementar o monitor interativo?

O principal desafio que vem com a implementação do monitor interativo é desenvolver a equipe pedagógica para que todos aproveitem ao máximo o que as novas ferramentas podem oferecer. Investir em capacitação profissional certamente trará um ganho de rendimento nas aulas e também no desenvolvimento dos professores como profissionais da educação.

Ainda há outros dois pontos a se pensar: a necessidade de adaptação de ambientes, com outros materiais complementares, por exemplo, e a busca por ferramentas virtuais, ou seja, softwares, que podem auxiliar os professores e alunos na integração às novas tecnologias.

Ou seja, é interessante criar também uma rede de hardwares e softwares que auxiliam o cotidiano do uso da tecnologia em sala de aula, ampliando as possibilidades e melhorando o desempenho, justificando, por fim, o investimento feito em estrutura e capacitação.

Por tudo isso, é importante reforçar a necessidade de se procurar empresas fornecedoras que não apenas vendem o monitor interativo, mas também se preocupam com todo projeto educacional da escola, desde a concepção do espaço, implantação e, claro, a capacitação dos professores e do staff como um todo.

Funcionalidades de um monitor interativo

Monitor Interativo
Monitor interativo MOVPLAN SE

Um monitor interativo atua como uma tela ou lousa interativa, oferecendo ferramentas de escrita, gráficos, desenho e reprodução de áudios e vídeos, além de possibilitar apresentações virtuais, interação com softwares variados, gravação de tela, captura de imagem, uso rápido de mídias e reprodução de documentos, por exemplo.

É importante ressaltar que isso é possível porque, basicamente, os recursos presentes em um computador estão disponíveis também em um monitor interativo, como o uso de internet, por exemplo. Além disso, o mercado de softwares educacionais está em expansão e sempre há novidades em relação a aplicativos, jogos e conteúdos pedagógicos.

Quais as diferenças para painel touch, tela interativa e lousa digital

Os termos são sinônimos e representam basicamente a mesma solução integrada de monitor interativo. Elas são capazes de suportar materiais multimídia e tem a opção touch screen como diferenciais de uma lousa comum, por exemplo.

É só importante ter em mente que um monitor interativo é muito mais do que uma TV Touch, por exemplo, porque ele já vem com software educacional integrado. Um mero painel ou TV touch é só uma tela touch. Já o monitor interativo ou a lousa digital são soluções de fato pensadas sob medida para educação, com máxima integração entre hardware e software.

Tipos de monitor interativo:
integração com lousas convencionais

Dentro das variações de monitor interativo, você pode comprar apenas o monitor interativo em si, como na foto abaixo:

Monitor Interativo
Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED

Ou existem também as soluções integradas que unem no mesmo plano visual o monitor interativo com lousa convencional, permitindo à escola manter o melhor dos dois mundos (digital e analógico) ao mesmo tempo, como na foto abaixo:

Monitor Interativo
Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHLED

Veja como encontrar o monitor interativo adequado

televisão touch screen
Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHLED

Para escolher o melhor monitor interativo, é muito importante que você comece avaliando o espaço que você pretende colocá-lo. Neste momento, medir as paredes, calcular a distância que os alunos estarão e o tamanho apropriado é muito recomendado. O monitor interativo pode ser adquirido em diferentes tamanhos e medidas, e a solução ideal para você depende, obviamente, do ambiente no qual ele será inserido.

Caso você tenha interesse em fazer um estudo prévio para entender detalhes, características técnicas, comparativos concorrenciais e mais sobre como nós ajudamos nossos mais de 4.000 clientes do segmento educacional a colocar em prática aulas com monitor interativo, nós estamos a total disposição para ajudá-lo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nossos artigos por email