Modelos de quadro escolar: branco, grande e para desenho

Sumário

lousa-quadriline-touchpro-sala-de-aula-min2

O quadro escolar evoluiu muito nos últimos anos, com lousas digitais, magnéticas, brancas e até de vidro. Considerado uma ferramenta essencial para a sala de aula, o quadro escolar auxilia na transmissão de informações e funciona como um suporte para o professor durante as aulas.

A opção verde do quadro escolar perdeu espaço para versões mais modernas, que extinguiram o pó de giz e ofereceram mais dinamicidade para o ensino. Neste artigo, você conhecerá mais detalhes do quadro escolar (school board, em inglês), como o branco, digital ou magnético, conhecerá funções importantes, como desenho e anotações, e poderá escolher a melhor opção para proporcionar uma grande ajuda ao dia a dia de professores e alunos.

O que é quadro escolar ou school board (em inglês)?

Conhecido em inglês como school board, o quadro escolar é uma ferramenta com superfície reutilizável para escrita. A história da lousa de escola passa por um objeto individual de ardósia e por grandes quadros negros, lousas verdes, brancas, de vidro e digitais.

Sendo assim, os professores já utilizaram o giz, marcadores de lousa branca e até o toque dos dedos no quadro escolar digital. Os profissionais utilizam a ferramenta para fazer desenho e escrever anotações importantes para os estudantes.

Entretanto, engana-se quem pensa que o quadro escolar só pode ser usado em escolar, universidades e outros centros de ensino. Afinal, é uma ferramenta completa que pode auxiliar até na organização de fluxo de trabalho e de calendário, fazer apresentações e até para reuniões de brainstorm.

Ou seja, é possível inserir o quadro escolar em ambientes empresariais para gestores e funcionários conseguirem organizar tarefas e atividades ou até fazer reuniões de planejamento. Outros exemplos são para rotinas domésticas e cuidados com as crianças, para estudantes que fazem rotina de estudo em casa, entre outros.

Quadro escolar para sala de aula de educação infantil e ensino médio

A sala de aula para educação infantil ou ensino médio pode ser muito beneficiada com os diferentes modelos de quadro escolar disponíveis no mercado. O recurso estimula os alunos através da visualização de um desenho, anotações importantes, gráficos e imagens, entre outros itens.

[+] LEIA MAIS: Como devem ser equipadas as salas de aula modernas e inovadoras?

Os estudantes de todas as idades podem ter vantagens no uso do quadro escolar no processo de aprendizagem. A escolha do melhor modelo deve estar alinhada com o plano pedagógico da instituição. Por exemplo, a lousa digital pode oferecer muito dinamismo, mas precisa ser inserida nas atividades educacionais dos estudantes.

Quadro escolar branco

O quadro escolar branco nasceu como uma nova opção para a lousa tradicional verde, que poderia causar alergias com o pó do giz. Afinal, o quadro branco utiliza canetas que podem ter os traços apagados de forma simples e sem sujeira.

Quadro escolar magnético

O quadro escolar magnético é bem semelhante ao quadro escolar branco, com um diferencial: fixação de materiais com imãs. O recurso pode ser muito interessante para melhor visualização do conteúdo aprendido através de montagem de calendários, imagens, organogramas e papéis.

Quadro escolar digital

Já pensou em acessar à internet dentro da sala de aula? Esse é um dos diferenciais do quadro escolar digital. Com o touchscreen, a solução tecnológica permite que o professor tenha mais autonomia no uso da tecnologia durante a sala de aula e ainda auxilia na motivação dos estudantes.

Entre os recursos está a utilização de áudios e vídeos que complementam o conteúdo da aula. Por exemplo, o professor pode dar uma aula de História sobre a antiga Grécia mostrando trechos de filmes sobre a época, abrir um mapa para mostrar como está a região hoje e ainda um jogo digital sobre o conteúdo.

Ensino híbrido: entenda o que é e conheça as vantagens e desvantagens

O recurso é utilizado na sala de aula moderna, que possui o objetivo de potencializar a aprendizagem. O quadro escolar digital pode ser usado para potencializar a retenção dos alunos, segundo a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser. Ela aponta que o aluno que lê apresenta 10% de retenção do conteúdo; o que ouve tem 20%; já o que o observar possui uma retenção de 30% do conteúdo. Já quando o estudante tem a possibilidade de ver e ouvir, esse número sobe para 50%.

Quadro escolar: software para desenho e anotações

O quadro escolar digital ou lousa digital pode proporcionar ainda mais dinamismo para as aulas quando se trata de desenho ou de anotações. Uma ferramenta para isso é o Software Educacional QUADRIBOOK, da MOVPLAN.

Ele permite a gravação da tela e do áudio durante a aula, além de possuir reconhecimento de escrita pelo toque dos dedos em seu sistema touchscreen. O software ainda conta com ferramentas para desenho, gráficos, símbolos geométricos, apresentações e captura de imagens. Essa solução educacional está presente na lousa digital e na Lousa QuadriLine TouchPro, que une o quadro escolar branco e o digital em um único produto.

Confira quais são as 18 ferramentas:

  • Ferramentas de escrita
  • Ferramentas de desenho
  • Ferramenta de gráficos
  • Ferramentas de matemática
  • Reconhecimento de escrita
  • Ferramenta de apresentações
  • Software que interage com qualquer software
  • Caneta inteligente e caneta de objetos
  • Crie atalhos para documentos e mídias
  • Ferramenta de captura de Imagem
  • Gravação de tela e áudio
  • Bloqueio do touch
  • Vídeo player
  • Gravação de página
  • Crie animações gráficas
  • Ferramentas de ensino e aplicação
  • Zoom, Cortina, Régua, Compasso, highlight, entre outros.

Tamanho do quadro escolar: grande, médio ou pequeno?

O mercado de quadro escolar possui variedade de tamanho para as soluções brancas, magnéticas e digitais. Por fabricar seus próprios produtos, a empresa também possui um catálogo com grande variedade de tamanhos de quadro escolar.

Na MOVPLAN, é possível encontrar diversos modelos de quadro branco. Para quem tem uma sala pequena, uma opção é a Lousa QuadriLine Slim, que tem modelos a partir de 1,5m de largura e 1,2m de altura. Já paga uma sala grande e imponente, a recomendação é a Lousa QuadriLine TouchPro de 3 módulos, que tem um quadro digital de 94 polegadas e uma medida de 7m de largura por 1,53m de altura. Mas há também os modelos Panorâmica, AudioPro e SlimProj.

lousa-quadriline-touchpro-sala-de-aula-min2

Soluções da MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN tem como foco principal a educação com o desenvolvimento de soluções sob medida para ambientes que buscam a transmissão de conhecimento. Entretanto, o portfólio conta com produtos que podem revolucionar o mundo corporativo em espaços de aprendizagem e capacitação para toda equipe.

Conheça alguns dos produtos da MOVPLAN:

  • Lousa Escolar: linha de lousas brancas para escrita com marcadores específicos com alta tecnologia e qualidade de superfície.
  • Lousa Digital: lousa interativa com touchscreen, suporte para arquivos multimídia, acesso à internet, entre outros.
  • Soluções Integradas: linha de lousas que unem aspectos do tradicional e do tecnológico em um único produto.
  • Gabinete de Recarga: equipamento que permite carregar, transportar e armazenar adequadamente dezenas de devices ao mesmo tempo.
  • Software Educacional QUADRIBOOK: software com 18 funcionalidades para salas de aula, como: desenho, seleção, escrita, régua, compasso, entre outros.

Além de ser revendedora de marcadores e apagador para lousa branca da tradicional marca Pentel: projetores para diversas necessidades e componentes relacionados.

Também possui equipe especializada no atendimento de escolas e universidades do setor público e com sólida experiência em licitações para diversos produtos. O quarto e último pilar das soluções da MOVPLAN é a revenda, que reúne representantes autorizados e qualificados em todo Brasil.

Sobre a MOVPLAN

Com presença em mais de 18 mil salas de aula, a MOVPLAN possui um portfólio de soluções educacionais, como quadro escolares, Gabinete de Recarga Charge Mate, Rack Multimídia e Software Educacional QUADRIBOOK.

MOVPLAN Soluções Educacionais

Entre os principais diferenciais da empresa brasileira está a atuação nacional com exportação para toda América Latina. Com mais de 20 anos de mercado, a MOVPLAN possui fábrica própria dos produtos e equipe capacitada para comercialização, distribuição, implantação e treinamento de staff para o uso das soluções.

Entre os parceiros da MOVPLAN, estão renomados nomes da educação, como:

Onde encontrar quadro escolar?

A escolha do quadro escolar deve envolver uma análise das reais necessidades da instituição de ensino que fará o investimento. Entre os aspectos que devem ser levados em consideração desde o começo são: qualidade do material, custo-benefício, durabilidade e funcionalidades. Além disso, a marca contratada também pode oferecer serviços como: suporte técnico, instalação, canais de atendimento diversos, treinamento e logística.

Ou seja, confira o passo a passo para conseguir identificar qual é o melhor quadro escolar para você:

  • Necessidade: liste as principais necessidades do uso da ferramenta, como: aumentar o engajamento dos estudantes, proporcionar mais autonomia aos alunos ou oferecer mais recursos multimídia para os professores usarem em sala de aula.
  • Custo-benefício: converse com os consultores de diversas marcas e entenda quais são os materiais e tecnologias incorporadas nas soluções, como: a superfície é resistente, tem especificidades que contribuem com a segurança, tem baixo índice de defeito, tem alta durabilidade, entre outros.
  • Dimensões: faça as medições do espaço que você irá instalar o quadro escolar e compartilhe com o vendedor. Assim, ele poderá te auxiliar com o produto que fique ideal no seu ambiente.
  • Suporte da empresa: busque por empresas que oferecem treinamentos, tenha instalação, tem suporte técnico e que ainda auxilie na configuração de quadros escolares tecnológicos.

Se você deseja saber mais informações sobre quadro escolar branco, grande, digital e magnético? A MOVPLAN possui uma equipe vocacionada e preparada para tirar todas as dúvidas, entre em contato conosco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email