Inclusão digital: ferramentas que promovem a educação com tecnologia

Sumário

A inclusão digital é um fenômeno contemporâneo que promove a democratização do acesso à tecnologia e à informação. Trata-se de um processo dinâmico e abrangente, que busca eliminar as disparidades digitais e garantir que todas as pessoas, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, possam usufruir dos benefícios proporcionados pela era digital.

Por meio da inclusão digital, indivíduos têm a oportunidade de desenvolver habilidades digitais essenciais, acessar serviços online, ampliar seus conhecimentos e participar ativamente da sociedade digital. Essa integração entre as pessoas e a tecnologia fortalece a comunicação, a educação, o acesso à saúde e o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e conectada.

A inclusão digital é tida como uma tendência mundial, que visa democratizar o acesso às tecnologias digitais, como internet, computadores, tablets, softwares educacionais, bibliotecas virtuais, dentre outros. Isso democratiza oportunidades de ensino em escala global, algo tão desejado pelos serem humanos!

Inclusão digital

A expressão inclusão digital também se relaciona com eficiência, já que, hoje em dia, alguns processos diários tendem a ser extremamente custosos sem o uso de tecnologias digitais, gerando perda de tempo valioso, ainda mais quando estamos falando de educação. Pense comigo, ainda faz sentido um professor em sala de aula não ter acesso à Internet? Não é uma loucura pensar no ensino sem esta tecnologia digital?

Crianças, jovens, adultos e também idosos podem experimentar todas as facilidades que o mundo globalizado oferece por meio das tecnologias digitais. E se o cenário tecnológico mudou, devemos acompanhar a evolução, claro, porém sem perdermos a essência da conectividade humana. Nas escolas e faculdades, por exemplo, os professores já utilizam novos equipamentos que auxiliam na educação e aprendizado, levando cada vez mais o ambiente de ensino a estar digitalmente incluído! É o que acontece a partir de produtos tecnológicos como a lousa digital, tablets, computadores, internet, dentre outros.

Inclusão digital, soluções educacionais e o impacto positivo

A educação contemporânea enfrenta desafios complexos que exigem soluções inovadoras para garantir a qualidade do ensino e do aprendizado, a inclusão digital é um deles. Nesse contexto, a lousa digital emerge como uma ferramenta revolucionária capaz de transformar a dinâmica das salas de aula.

Ao integrar tecnologia ao processo educacional, a lousa digital proporciona inúmeras vantagens, como a visualização imediata de conteúdos multimídia, a interatividade entre professores e alunos e a personalização do ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes. Além disso, a lousa digital estimula a criatividade, o engajamento e a colaboração em sala de aula, criando um ambiente propício para a construção do conhecimento.

Através de sua interface intuitiva e recursos versáteis, ela promove uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, preparando os alunos para os desafios do século XXI. Ao adotar a lousa digital como aliada no processo educativo, é possível potencializar o desenvolvimento acadêmico e promover uma educação mais inclusiva, moderna e eficaz. A implementação dessas tecnologias não apenas melhora a experiência de aprendizagem, mas também prepara os alunos para uma sociedade cada vez mais digitalizada e interconectada.

O ensino e o aprendizado em salas de aula podem ser constantemente melhorados, usando-se a lousa digital, visto que, a ferramenta facilita o manuseio do professor na hora de passar as informações aos alunos, e não gera desconforto físico como nos quadros de giz (pó, poeira e alergias nos estudantes e professores), sendo uma das soluções mais assertivas da contemporaneidade na área educacional.

Os dados adicionados nas lousas digitais nas salas de aula podem ser visualizados nitidamente e assimilados pelos alunos mais rapidamente, independentemente de serem jovens ou de terceira idade. Promover a união das pessoas ao conhecimento prático: este é precisamente um dos objetivos da inclusão digital. Imagine o poder de uma aula com acesso à internet rápido e fácil, sem precisar acessar um computador e perder tempo virando de costas para a sala de aula, por exemplo? Imagine explicar uma determinada região geográfica da Terra acessando ao vivo o Google Earth? E demonstrar um cálculo de física mostrando objetos inteligentes com a ajuda de um software educacional feito para demonstrar a física na prática?

+ LEIA MAIS: É possível conciliar jogos eletrônicos e educação?

Para se ter uma ideia de como a utilização dessa ferramenta vem crescendo, a empresa pioneira no ramo, a MOVPLAN SE, já atende em todo o Brasil mais de 18 mil salas de aula. Ela atua no mercado desde 1998 em busca de inclusão digital no ensino brasileiro, com tecnologias que aumentam a interação professor-aluno em sala de aula. Sediada na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, a MOVPLAN já conquistou a confiança das maiores marcas educacionais do país e do mundo e prova que é possível otimizar os recursos, melhorá-los e aplicá-los no dia a dia.

TV Touch Screen

Professores e docentes unidos pela inclusão digital!

Para se ter uma ideia, milhares de professores aprovam o uso da lousa digital, manifestando diversos argumentos positivos do produto, fazendo-nos chegar à conclusão de que é preciso dar espaço para essas novas tecnologias fazerem parte das nossas vidas, aceitando-se novos desafios de educar com mais qualidade.

Essa recepção positiva, vendo do fato de que a integração da lousa digital no ambiente educacional proporciona uma interatividade sem precedentes, possibilitando aos alunos uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente. Através dessa tecnologia, é possível explorar recursos multimídia, como vídeos, imagens e animações, que enriquecem o conteúdo das aulas e estimulam a participação ativa dos estudantes. Além disso, a lousa digital facilita a personalização do ensino, permitindo que os professores adaptem o material de acordo com as necessidades e interesses individuais de cada aluno, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.

Dessa forma, entende-se que o custo-benefício ao adquirir esse produto pode ser facilmente recompensado, pois o ambiente estudantil será muito mais produtivo para os alunos e professores.

Inclusão digital

Introduzir uma tecnologia para as crianças é muito mais fácil do que para os adultos e idosos. Isso acontece devido a mudança de gerações, onde uma não nasceu na era tecnológica, e a outra, sim. Pioneira no mercado, a MOVPLAN entendeu esse conceito, e passou a integrar os seus produtos de acordo com o conhecimento que os alunos têm com a tecnologia. A empresa fornece a lousa digital QuadriLine, que se parece com a tela de um celular ou tablet, facilitando o manuseio do professor, que poderá aproximar ou afastar a tela para explicar melhor a matéria, e, para o aluno, essa tecnologia se parece com o que ele já tem.

  • É possível interagir com os estudantes na sala de aula, sem precisar ficar de costas para eles. Qualquer dúvida que o professor ou o aluno tenha, é só pesquisar ao vivo na internet, a fim de reforçar o conhecimento aplicado ali. Isso é inclusão digital!
  • Na MOVPLAN, o cliente escolhe a opção que mais lhe atende: seja a lousa escolar QuadriLine Classic Slim, Classic, QuadriLine retrátil, panorâmica ou de aço cerâmico. São dezenas de opções que permitem a personalização completa do projeto à necessidade da escola ou instituição de ensino;
  • Se o colégio quiser ter tanto a lousa convencional (a base de giz) quanto a lousa digital à disposição da sua sala de aula, não tem problema! A MOVPLAN é a única empresa do mercado mundial que fornece um produto que une as duas coisas em uma só solução: é a SALA INTERATIVA TOUCH PRO. Lousa convencional + lousa digital em um só produto.

Inclusão Digital: desafios enfrentados pelos profissionais e estudantes nas escolas

Apesar das diversas funcionalidades da lousa digital, muitos profissionais da educação, e até mesmo os alunos, precisam enfrentar os desafios oriundos desta tecnologia. Um deles, é sobre a real necessidade de utilizar esse produto em sala de aula, e se o custo valerá a pena.
Para isso, algumas perguntas precisam ser elucidadas. De fato, quais são os benefícios de se ter uma lousa digital em sala de aula? Vamos às respostas:

  • Maior interação com o conteúdo aplicado na sala de aula;
  • Possibilidade de enriquecer a matéria com gráficos, imagens, planilhas e demais informações online;
  • Gravação da aula na lousa digital;
  • Otimização de tempo, espaço, dinheiro e giz (ecologicamente correto);
  • Apagar um dado errado ou todo o conteúdo em apenas um clique;
  • Transforma a sala de aula em laboratório virtual;
  • As lousas digitais são altamente resistentes, por isso os alunos também podem usá-las;
  • Está cada vez mais em alta sistemas online de gestão de conhecimento, e a lousa digital entra como uma luva neste cenário;
  • Software Educacional disponível que já traz pronto ao professor ferramentas específicas para cada área de aprendizagem, da matemática à língua portuguesa;
  • Impacto estrutural positivo em pais e alunos: uma sala de aula com lousa digital é mais moderna, tecnológica e esteticamente mais bonita, o que chama atenção de pais e alunos para a qualidade estrutural da escola.

Lousa branca

Diante de uma nova informação, cenário ou situação, é normal que algumas pessoas apresentem resistência. Isso é um sentimento humano, na luta em preservar as origens, e tudo aquilo que é confortável para si mesmo. Porém, é saindo da zona de conforto que geralmente aparecem as melhores ideias, negócios, atividades, mudanças e novos hábitos.

E lembre-se, empresas sérias treinam seus consumidores a usar suas novas tecnologias. E a MOVPLAN é assim: mais do que vender, nós ensinamos todo o staff da sua escola a trabalhar da forma mais eficiente com a lousa digital e com todas as nossas outras tecnologias educacionais.

Inclusão digital

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email