A pandemia de covid-19 afetou diversos setores da sociedade, como a economia, a saúde e a educação. Entretanto, alguns legados deixados pelo momento poderão contribuir para o aprimoramento e melhoria da aprendizagem nas instituições de ensino, como: maior presença dos responsáveis na vida escolar e valorização do trabalho das escolas e dos professores.
É o que aponta o estudo Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias, que é uma pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures. Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com 1.021 pais ou responsáveis de estudantes de escolas públicas com idade entre 6 e 18 anos.
Outro destaque como legado da pandemia é que 64% dos participantes consideram que o ensino remoto foi eficiente para a aprendizagem contra 36% que são contrários a afirmação. Durante a pandemia, o ensino ou estudo híbrido foi um destaque como metodologia de aprendizagem ativa e que une características do presencial e do remoto.
Conheça três benefícios de adotar o estudo híbrido:
- Aumento do engajamento dos alunos;
- Motivação dos estudantes;
- Personalização do ensino.
Continue a leitura do artigo para tirar dúvidas sobre o que é estudo híbrido e ter exemplos de plano de aula e atividades. Além disso, entenderá como a metodologia de ensino do estudo híbrido pode aprimorar e modificar a interação e motivação dos alunos.
Estudo híbrido: o que é, significado e qual é a principal característica
O ensino ou estudo híbrido é um modelo de aprendizagem ativa, ou seja, o estudante ganha autonomia no processo de aprendizagem. A principal característica do estudo híbrido é que o plano de aula deve ter atividades presenciais e remotas, que devem estar integradas e com objetivo previamente estabelecido. Entre as vantagens do estudo híbrido estão o aumento do engajamento dos alunos, a motivação dos estudantes e a personalização do ensino.
Outra característica muito marcante do estudo híbrido é que pode ser categorizado de duas formas: sustentado, que é organizado a partir de atividades que garantem a manutenção de aspectos do aprendizado tradicional e presencial; e o disruptivo, que é organizado a partir de atividades que rompem com os aspectos do aprendizado do ensino tradicional.
O estudo híbrido foi muito mencionado durante a pandemia, mas a metodologia já é consolidada em diversas situações. Um exemplo de aplicação é muito disseminado e adotado por cursos de graduação ou pós-graduação, que é chamado de semipresencial.
De forma geral, os estudantes possuem um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com conteúdos diversos, como: aula gravada ou ao vivo, textos ou livros para leitura e atividades de interação, como: fórum. Entretanto, o curso também possui atividades no ambiente físico, como: aula, plantão de dúvidas e monitoria.
A escolha do melhor modelo de estudo híbrido vai depender das características dos alunos, dos pais e responsáveis, dos professores e da instituição de ensino. Confira três exemplos de tipos de estudo híbrido:
Sala de aula invertida ou flipped classrom
É um tipo de estudo híbrido que inverte a ordem tradicional de ensino: o professor apresenta o conteúdo e depois o aluno estuda em casa e faz exercícios. Na sala de aula invertida, o docente envia aos estudantes materiais sobre a matéria antes da aula em formato de texto, vídeo, áudio, jogo, entre outros.
Os alunos fazem o estudo em casa a partir das orientações do professor e já vão para a aula com dúvidas e oportunidade de aprofundar o aprendizado. Sendo assim, é possível organizar debates e fazer exercícios práticos para aplicar o conteúdo estudado.
À la carte
É um tipo de estudo híbrido que possui uma grade de estudo básica e os estudantes podem incorporar outras matérias optativas. As disciplinas podem ser acessadas de forma virtual ou presencial.
Flex
É um tipo de estudo híbrido que o professor envia um guia das atividades, ou seja, dá mais flexibilidade para execução pelos alunos. Além disso, pode unir práticas individuais ou coletivas e todas as ações e dificuldades são acompanhadas por professores.
Qual o foco da interação entre professor e aluno no estudo híbrido
Como o estudo híbrido é uma metodologia ativa, a interação entre professor e aluno é modificada. Para os estudantes, eles deixam de ser passivos, ou seja, não esperam que o professor explique toda a disciplina para iniciar o estudo. Além disso, começam a ter voz para propor novas formas de aprendizagem.
Por outro lado, o docente era a principal figura do processo de aprendizagem e, com a mudança do cenário, torna-se um mentor para o estudante no estudo híbrido. Dessa forma, a figura é responsável por guiar, incentivar a busca por conhecimento e desenvolver formas de potencializar a autonomia dos alunos.
Plano de aula com atividades para estudo híbrido
O estudo híbrido já é uma realidade nas instituições de ensino, mas é fundamental criar um plano de aula integrado com objetivo, tarefas, prazos, recursos digitais utilizados e método de avaliação.
Para auxiliar na elaboração do planejamento do estudo híbrido, o Google for Education liberou um e-book com guia de atividades para o estudo híbrido com identificação do nível de ensino, habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvida, recursos e ferramentas e passo a passo.
Estudo híbrido: cenário da tecnologia no Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realiza anualmente uma pesquisa estatística em estabelecimentos públicos e privados de educação básica. O estudo recebe o nome de Censo Escolar e os dados da edição de 2020 apontam informações sobre acesso à internet no país no ensino fundamental e médio.
O levantamento estatístico oferece dados sobre uso de internet, internet banda larga, internet para alunos, internet para uso administrativo, internet para ensino e aprendizagem, lousa digital, projetor multimídia, computador de mesa para alunos, notebook para alunos e tablet para alunos.
Tecnologias para adotar o sistema de estudo híbrido da MOVPLAN S.E.
Por unir elementos do ensino remoto e do presencial, o estudo híbrido também recebe auxílio de tecnologias para aprimorar a experiência e explorar formatos diversos. Entre as principais empresas que atuam no desenvolvimento de soluções para o mercado educacional está a MOVPLAN S.E., que possui mais de 20 anos de história e um portfólio amplo e completo.
Conheça quatro produtos desenvolvidos pela MOVPLAN S.E. e que podem ser usados em modelos de estudo híbrido:
Lousa Digital: é um quadro escolar que suporta materiais multimídia, ou seja, vídeos, áudio, texto e imagem. Além disso, possui acesso à internet e funciona sem uso de giz ou caneta por ser touchscreen.
Software Educacional QUADRIBOOK: presente na Lousa Digital, o software é um recurso exclusivo da marca e conta com mais de 18 funcionalidades, como:
- Touchscreen;
- Captura de imagem;
- Reconhecimento e ferramentas de escrita;
- Desenho;
- Gráficos e matemática;
- Apresentações para aulas com alto impacto visual.
Gabinete de Recarga Charge Mate: é um equipamento que permite o carregamento, armazenamento e mobilidade simultâneo de dezenas de devices em simultâneo. Sendo assim, é possível desenvolver um plano de aula com uso de notebook e tablets com garantia de segurança e praticidade.
Lousa QuadriLine TouchPro: é um produto com duas lousas em uma, porque tem a lousa tradicional branca e a digital no mesmo equipamento. Sendo assim, é possível ter tecnologia sem deixar de usar aspectos tradicionais.
Conheça a MOVPLAN S.E.
Com mais de 21 mil salas de aula equipadas, a empresa desenvolve as próprias tecnologias, possui fábrica para produção dos equipamentos, tem equipe de instalação própria, oferece treinamentos para os novos clientes e tem um time de suporte técnico disponível em horário comercial.
A marca possui um portfólio de alta qualidade e amplo com linhas diversas e pensadas para instituições de ensino ou para empresas que promovem a capacitação de colaboradores. Entre elas estão:
- Linha lousa escolar: diferentes opções de lousas brancas
- Linha lousa digital: a lousa digital com menos índice de assistência técnica do mercado, qualidade de ponta e garantia de durabilidade.
- Linha soluções integradas: opções de lousas que unem o melhor da tecnologia e do tradicional.
- Linha gabinete de recarga: diversos modelos do Gabinete de Recarga Charge Mate.
- Linha marcadores para quadro branco: fornecedora de caneta e apagador de lousa branca da Pentel, entre outras.
Casos de sucesso da MOVPLAN S.E.
A empresa brasileira MOVPLAN S.E. tem presença marcada em grandes instituições de ensino, como: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.
Assista ao depoimento de alguns clientes da MOVPLAN S.E.
Onde encontrar tecnologias para o estudo híbrido
Para a MOVPLAN S.E., o estudo híbrido é uma tendência do presente e, por isso, toda a equipe trabalha para o desenvolvimento de soluções inovadores para o potencializar o setor educacional.
Quer saber como incorporar tecnologia para aplicação do estudo híbrido? Entre em contato com o time de consultores da empresa e saiba mais informações sobre o estudo híbrido.