Ensino híbrido significado: o que é, tipos e como funciona

movplnan-ensino-hibrido-significado-aula

Você deseja aumentar o engajamento e o protagonismo dos alunos? As metodologias ativas e as tecnologias podem ser ótimas formas de conquistar os dois objetivos. Entre as opções está o “ensino híbrido significado” ou aprendizagem híbrida, que ganhou destaque nos últimos anos, principalmente na pandemia com o fechamento das instituições de ensino.

Especialistas já apontam que o “ensino híbrido significado” continuará em 2022 e é irreversível. Se você deseja inovar, continue a leitura do artigo para tirar as principais dúvidas sobre a metodologia de ensino, como: o que é, como funciona na prática, tipos, conceitos e recursos tecnológicos disponíveis.

Ensino híbrido significado e conceitos: o que é

Para entender o que é o “ensino híbrido significado”, é necessário saber que é uma metodologia ativa de aprendizagem. Isso significa que o aluno se torna o protagonista no ensino-aprendizagem e o professor é um apoio para guiar, estimular e oferecer os recursos necessários.

Entre os conceitos usados para entender o que é “ensino híbrido significado” está a união das modalidades presencial e virtual. Ou seja, o estudante participa de diferentes tipos de atividades no meio digital e físico de forma estruturada, estimuladora e planejada.

É possível aplicar o “ensino híbrido significado” de duas formas, veja:

  • Sustentado: caracterizado pela manutenção das características do ensino tradicional e presencial.
  • Disruptivo: caracterizado pelo rompimento das características do ensino tradicional.

Exemplos e benefícios do ensino híbrido significado

O “ensino híbrido significado” já é muito comum no ambiente universitário antes da pandemia. Por exemplo, as universidades oferecem cursos de graduação ou pós-graduação semipresencial. Ou seja, os alunos assistem aulas em casa de forma síncrona ou assíncrona com atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas tem momentos presenciais para tirar dúvidas ou receber monitoria.

movplnan-ensino-hibrido-significado-aula-online

A tendência é que exemplos como o das universidades se tornem cada vez mais comuns em diversas etapas de aprendizagem. Afinal, os benefícios de mesclar o digital com o presencial pode incentivar a proatividade, gerar um ambiente dinâmico, potencializar a inovação e ainda engajar os estudantes.

Os recursos tecnológicos foram destaque entre os especialistas entrevistados na pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar como característica importante para as escolas até 2030.

Veja as respostas de 645 especialistas sobre o futuro da educação:

  • 93% citaram que a escola do futuro deve apostar em inovação social, tecnológica e pedagógica para melhorar o setor educacional.
  • 43% indicaram que os recursos tecnológicos devem aumentar com o uso de conteúdo nas plataformas digitais.
  • 83% apontam estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para a personalização.

Isso significa que o “ensino híbrido significado” pode ser fundamental para melhorar o aprendizado dos estudantes por unir tecnologia e incentivar o protagonismo de cada indivíduo.

Como funciona e como é feito o sistema do ensino híbrido significado

O “ensino híbrido significado” pode ser aplicado e funcionar de diversas maneiras. Por exemplo:

  • O aluno estuda o conteúdo antes da aula presencial e já vai pronto para tirar dúvidas;
  • O aluno tem a possibilidade de montar a própria grade de disciplinas em um ambiente totalmente virtual,
  • Entre outros tipos.

Sendo assim, é possível aplicar o “ensino híbrido significado” em diversos contextos e de forma individualizada para turmas ou instituições de ensino.

Tipo e modelos de ensino híbrido significado

É importante conhecer alguns modelos ou tipos de aplicação do “ensino híbrido significado” para aplicar a metodologia ativa de ensino. Selecionamos três modelos que já são amplamente divulgados e utilizados, confira:

Sala de aula invertida ou flipped classrom: é um modelo de “ensino híbrido significado” em que o estudante recebe materiais antes da aula presencial. Dessa forma, ele vai estudar e já terá dúvidas e recursos para aprofundar o conhecimento adquirido. Difere do ensino tradicional em que o estudante só sabe qual será o tema no momento da aula e estuda posteriormente.

movplan-ensino-hibrido-significado
  • Rotação por estações: é um tipo de “ensino híbrido significado” em que os estudantes são divididos por grupos de acordo com objetivos distintos e complementares. Os grupos são chamados de estações de aprendizagem e os membros vão revezando entre os grupos.
  • À la Carte: é um modelo de “ensino híbrido significado” em que o estudante pode escolher disciplinas totalmente virtuais mesmo com o ensino tradicional presencial. Dessa forma, os alunos podem escolher e personalizar conteúdos extracurriculares.

Tecnologia no "ensino híbrido significado"

Afinal, a tecnologia pode realmente ser fundamental para melhoria do ensino nas instituições de ensino? Para nós da MOVPLAN S.E. e 4 mil professores brasileiros, a resposta é: sim. Continue a leitura para entender a opinião dos profissionais com dados de uma pesquisa de iniciativa do movimento Todos Pela Educação:

  • 34% dos professores responderam que o uso da tecnologia é importante para a motivação dos estudantes;
  • 17% citaram que as habilidades cognitivas, como raciocínio crítico, análise e resolução de problemas, também podem potencializar;
  • 17% apontam a habilidade na busca por informação como benefício.

Os profissionais entrevistados ainda apontam melhora do desempenho educacional, autoestima, frequência escolar e habilidade socioemocional. Além disso, a maioria acredita que o uso de tecnologia permite diversificar a aula; ser mais interessante e engajadora; e contextualizar melhor os conteúdos.

Exemplos de tecnologia

Se você deseja conhecer tecnologias e inovações para utilizar no “ensino híbrido significado”, chegou no tópico certo! Existem muitos recursos tecnológicos disponíveis no mercado e que você precisa conhecer para escolher a melhor opção.

Google For Education

movplan-ensino-hibrido-significado-google-for-education

Não tem como falar de “ensino híbrido significado” sem mencionar uma solução completa do Google. Exclusiva para a educação, a plataforma Google for Education é uma sala virtual com recursos importantes para a aplicação de atividades, como:

  • Chamada de vídeo com o Google Meet;
  • Agenda para facilitar a organização do cronograma;
  • Arquivos armazenados na nuvem do Drive;
  • Criação colaborativa de texto, planilha, apresentação etc.;
  • Troca de e-mail.
  • Entre outros.

Além disso, é possível envolver a família e ainda explorar habilidades do futuro, como: programação, criatividade, arte, cultura e idiomas. Os formatos são aplicativos, atividades, planos de aula, ferramentas e jogos com o objetivo de aprimorar a sala de aula.

É possível encontrar as melhores opções para educação básica ou ensino superior, veja exemplos:

  • Tilt Brush: ideal para deixar a criatividade e a arte dominar na criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual.
  • Expediçõesé possível conhecer um universo através da tecnologia e o item Expedições prova isso, pois permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada.
  • Google Earth Engine: já pensou permitir que os seus alunos vejam os mesmos satélites usados por cientistas? É possível e isso vai tornar melhorar a experiência e o engajamento dos estudantes na escola.
  • Science Journal: dá para ser cientista com o Science Journal, pois permite a realização de experimentos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Lousa Digital

A lousa também pode ser um recurso digital para o “ensino híbrido significado”, porque tem funcionalidades importantes para que a aula seja mais exploratória e dinâmica. Por exemplo, a aula sobre biologia pode ser mais interessante com uma apresentação multimídia que permite ver detalhes do corpo humano. 

movplan-ensino-hibrido-significado-lousa-digital

Ou ainda uma aula ser complementada com um vídeo, filme ou documentário que explora o assunto por outra visão. Entre as opções disponíveis no mercado está a Lousa Digital da empresa brasileira MOVPLAN S.E. equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK.

Entre as principais funcionalidades estão: acesso à internet, touchscreen, captura de imagem, reconhecimento de escrita, suporte para arquivos multimídia. Além disso, há ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática e apresentações para aulas com alto impacto visual. 

Lousa QuadriLine TouchPro

Perfeita para quem gostou da usabilidade da lousa digital, mas deseja manter os elementos tradicionais. Afinal, a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. une a lousa digital com o apoio da lousa branca tradicional no mesmo quadro

Gabinete de recarga para notebooks

Uma forma de aplicar o “ensino híbrido significado” é com uso de notebooks, tablets e outros devices. Mas o transporte, organização, recarga e armazenação precisam de uma solução eficiente e prática na rotina escolar!

E o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. é um exemplo perfeito para tornar o cuidado com os equipamentos mais seguro e adequado! 

Onde encontrar tecnologia para “ensino híbrido significado”

Se você deseja aplicar o “ensino híbrido significado” na sua instituição de ensino, nós podemos te ajudar! A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais com tecnologia.

Nosso objetivo é aprimorar e potencializar o aprendizado dos alunos com recursos para professores. O resultado pode ser conferido nos depoimentos dos nossos clientes, veja:

Lousa Digital no Super Geeks

Lousa Digital no Colégio Renascença

Lousa QuadriLine TouchPro no Colégio Queiroz Brunelli

Gabinete de Recarga Charge Mate no Avenues School

Além disso, já exportamos para toda a América Latina e entre as 18 mil salas que estamos presente estão: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Quer saber como incluir tecnologias para o “ensino híbrido significado” para oferecer protagonismo aos alunos e aumentar o engajamento nas aulas?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email