Aprendizagem híbrida: o que é e como aplicar na prática

Sumário

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A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. Esse é um dos recursos tecnológicos usados para incorporar ferramentas e plataformas de adoção do ensino ou aprendizagem híbrida.

Afinal, a metodologia da aprendizagem híbrida envolve mesclar atividades presenciais com o uso de recursos no ambiente digital. Entre as principais vantagens está a motivação dos estudantes com o incentivo da autonomia e protagonismo na hora de estudar e de adquirir conhecimento.

Em relação à aplicação, a aprendizagem híbrida pode ser usada desde os anos iniciais no ensino infantil, fundamental e médio até o ensino superior na educação médica, do direito, da engenharia e de diversos outros cursos livres, técnicos e de pós-graduação.

Neste artigo, você poderá entender mais sobre a aprendizagem híbrida, passando por aspectos, como: significado, o que é, como funciona e como aplicar a aprendizagem híbrida na prática.

Qual é o significado de aprendizagem híbrida?

De acordo com o dicionário Michaelis, aprendizagem tem o significado de “processo por meio do qual uma nova informação é incorporada à estrutura cognitiva do indivíduo” e híbrido é caracterizado por “que ou o que é composto de elementos distintos ou disparatados”.

Sendo assim, aprendizagem híbrida pode ser definida como um método de aprendizagem que une elementos do ensino on-line e presencial. Continue a leitura para conhecer de forma mais ampla a aprendizagem híbrida.

O que é a metodologia aprendizagem híbrida?

Como vimos no tópico anterior, a aprendizagem híbrida é uma metodologia de ensino que possui atividades presenciais e virtuais. Sendo assim, é possível classificar a aprendizagem híbrida em duas categorias:

  • Sustentado: aprendizagem híbrida caracterizada por manter as características do ensino tradicional e presencial;
  • Disruptivo: aprendizagem híbrida caracterizada por ter elementos inovadores, rompendo com o ensino tradicional.

De forma prática, a aprendizagem híbrida já é utilizada em algumas universidades com cursos de graduação ou pós-graduação. Um exemplo é quando o estudante tem acesso à aula gravada ou em tempo real de forma remota, conteúdo extra e acesso aos fóruns de discussão, além de ter aulas presenciais para tirar dúvidas.

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Entretanto, é preciso lembrar que a aprendizagem híbrida deve ser planejada no momento de desenvolvimento do plano de aula. O planejamento deve levar em consideração as características dos alunos, da instituição de ensino e dos colaboradores. A equipe também precisa estabelecer qual será a categoria de aprendizagem híbrida, quais e como os elementos virtuais serão incluídos.

De modo geral, a aprendizagem híbrida pode propiciar o protagonismo dos alunos com autonomia e proatividade. Afinal, é conhecida como metodologia ativa por aumentar o engajamento dos estudantes e o papel de mentor para os professores.

Modelos de aprendizagem híbrida

Além de ser sustentada ou disruptiva, a aprendizagem híbrida possui diversos modelos que podem ser usados de acordo com as características dos estudantes. Ou seja, a aprendizagem híbrida pode ser personalizada para extrair a potência máxima na educação.

Confira a lista de cinco modelos para a aprendizagem híbrida:

  • Sala de aula invertida: a aprendizagem híbrida pode ter a dinâmica da rotina da sala de aula convencional invertida. Sendo que o estudante estuda o conteúdo antes da aula para que tenha uma atitude ativa no presencial, fazendo perguntas e comentários relevantes para o enriquecimento do conhecimento.
  • Flex: o modelo na aprendizagem híbrida consiste em desenvolver tarefas individuais e coletivas que caminham nas modalidades virtuais e presenciais, por isso o nome flex.
  • Laboratório rotacional: a aprendizagem híbrida nesta situação envolve dividir os estudantes em grupos para desenvolver atividades virtuais e presenciais.
  • La Carte: no modelo de aprendizagem híbrida à La Carte consiste em autonomia para o aluno escolher qual disciplina cursar, sendo que pode ser presencial ou remota.
  • Rotação por estações: a aprendizagem híbrida na rotação por estações divide os alunos em grupos de acordo com estações de atividades. Aqui é possível dividir entre estações on-line e offline.

Vantagens e desvantagens da aprendizagem híbrida

Agora que você já sabe o que é aprendizagem híbrida, entenda quais são as vantagens e desvantagens da metodologia. Para o aluno, o principal benefício é se tornar protagonista no processo de aprendizagem, potencializando autonomia e motivação com atividades que promovem a integração entre aluno-aluno e aluno-professor. Entre os exemplos estão: debates em fóruns virtuais, atividades colaborativas e espaço para resolução de dúvidas.

As vantagens de atividades que engajam é contar com a experiência de sair da passividade do ensino tradicional, incentivando o estudante a experimentar e ensinar. De acordo com William Glasser, a retenção de conteúdo pode ser percebida na Pirâmide de Aprendizado, veja:

  • Ler: 10% de retenção de conteúdo;
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo;
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo;
  • Ver e ouvir: 50% de retenção de conteúdo;
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo;
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo.

Neste cenário, os professores são convidados a desempenhar um novo papel na sala de aula: o de mentor e curador. Isso significa que o educador é a ponte para promover o protagonismo dos estudantes e é o responsável por orientar os próximos passos para o aluno, direcionando, incentivando e ensinando.

Do ponto de vista das desvantagens, é preciso levar em consideração alguns desafios, como a necessidade de capacitar os educadores e gestores para desenvolver e construir um plano de aula integrado com a aprendizagem híbrida. Neste sentido, a instituição de ensino pode promover palestras, treinamentos e debates entre gestores, pais e alunos para engajar todos os indivíduos na adoção da metodologia.

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Aprendizagem híbrida: tecnologia pode aumentar a motivação dos alunos?

A tecnologia está intimamente ligada com a aprendizagem híbrida, que busca incluir elementos das atividades presenciais e virtuais. Cerca de 34% de 4.000 professores entrevistados no estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ apontam que o uso de tecnologias pode impactar positivamente na motivação dos alunos. Além disso, 17% indicaram melhoria das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 com professores de todas as regiões do Brasil e é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, abrange dados como infraestrutura no Brasil. E conta com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

Aprendizagem híbrida: como aplicar as tecnologias e ferramentas na prática

Algumas soluções tecnológicas e ferramentas podem ser usadas para promover a aprendizagem híbrida nas instituições de ensino. Confira algumas delas para inspirar na transformação da sua escola:

Google for Education na aprendizagem híbrida

Você sabia que o Google tem uma plataforma de sala de aula virtual com diversas funcionalidades para o setor educacional? O recurso é chamado de Google for Education e tem ferramentas para chamadas de vídeo, agenda, armazenamento de arquivos na nuvem, sala de aula virtual e criação colaborativa de documentos em texto, planilhas e apresentações. Nós preparamos um conteúdo completo e explicativo sobre o recurso, clique aqui para ler.

Lousa Digital na aprendizagem híbrida

A Lousa Digital da empresa brasileira MOVPLAN é uma solução educacional e tecnológica, além de ser equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK. O recurso possui 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

Lousa QuadriLine TouchPro na aprendizagem híbrida

Perfeito para instituições de ensino que querem ser tecnológicas, mas manter aspectos das lousas tradicionais. A Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN representa a união da lousa branca tradicional com a lousa digital que vimos no item anterior.

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Gabinete de Recarga na estrutura para ensino híbrido

Transportar, organizar e armazenar devices, como notebooks e tablets, pode ser desafiador em uma instituição de ensino. Mas o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN é ideal, pois atende todas essas necessidades com muita segurança.

Como funciona aula assíncrona na lousa digital

As aulas assíncronas, ou seja, aulas gravadas e disponibilizadas para os estudantes podem ser utilizadas em escolas e um recurso na aprendizagem híbrida. A Lousa Digital e o Software Educacional QUADRIBOOK podem auxiliar na gravação. Com poucos toques, o professor tem a gravação da tela e áudio em mãos. Quer ver como é fácil? Confira o vídeo neste link.

Conheça a MOVPLAN

A MOVPLAN é uma empresa voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de educação. Com fábrica própria, a marca possui um portfólio completo com lousas brancas, quadro digital, carrinho de recarga e rack multimídia, por exemplo.

Os produtos da MOVPLAN já estão presentes em mais de 18 mil salas de aula e podem auxiliar escolas que desejam adotar a aprendizagem híbrida. Vale destacar que a empresa acredita na eficiência e no dinamismo para potencializar a Educação, clique aqui para assistir o depoimento do diretor executivo da MOVPLAN, Esdras Santana, e entenda como o conceito é discutido pela marca.

Entre as empresas que fazem parte dos 20 anos de história da MOVPLAN estão: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

A MOVPLAN pode contribuir com tecnologias para a aprendizagem híbrida da sua escola. Entre em contato com o time de consultores da MOVPLAN e converse sobre a aprendizagem híbrida e soluções educacionais.

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