O ambiente de sala de aula está em transformação: metodologias ultrapassadas estão sendo substituídas por conceitos modernos que desenvolvem novos jeitos de ensinar. E, com isso, tecnologias interativas passaram a fazer parte da vida de professores e alunos por todo o mundo.
Com a pandemia de Covid-19, esse processo foi acelerado e gerou novas necessidades tecnológicas, que estão sendo supridas por escolas e instituições, criando ambientes dinâmicos e atrativos em salas de aula.
Veja no artigo abaixo o que é tecnologia interativa, as principais características que elas agregam em uma sala de aula e como aplicá-las no ambiente educacional.
O que são tecnologias interativas
Tecnologia interativa é uma ferramenta que propicia a participação dos alunos por meio de aparatos digitais, equipamentos diversos e dispositivos que unem versatilidade e eficiência.
A palavra-chave aqui é interatividade. Quando falomos sobre tecnologia interativa, não basta só ter tecnologia. É necessário que a tecnologia esteja inserida no meio educacional de forma a estimular dinâmicas que agreguem interatividade. Aí sim estamos falando de tecnologia interativa.
O objetivo de se aplicar tecnologias interativas em salas de aula é justamente ampliar o poder de aprendizado dos alunos, de maneira fácil, divertida e, claro, educativa. Assim, eles podem interagir e praticar conceitos aprendidos, além de retransmitir o que se aprendeu em situações distintas.
Isso sem contar, obviamente, o objetivo de criar mais senso de pertencimento, afinal, os jovens de hoje estão cada vez mais conectados a tecnologias interativas. E, trazê-las para dentro da escola significa também aproximar mais os alunos e alunas do ambiente de ensino.
Assim, a maneira como a educação é ministrada está sendo alterada por tecnologias interativas desenvolvidas no mundo moderno, tornando o aprendizado envolvente e imersivo. Isso faz com que o aluno participe de forma ativa dos conceitos aprendidos em sala de aula, além de aproximar quem aprende das tecnologias que são usadas em outros momentos da vida cotidiana atual.
Pesquisas sobre tecnologias
interativas nas escolas
Segundo dado do Censo Escolar de 2022, a internet banda larga está presente em 92,8% das escolas privadas de Ensino Fundamental, enquanto a porcentagem de escolas municipais com esse tipo de internet é de apenas 64,2%. Quando falamos em acessórios de tecnologia interativa, os números baixam. Veja alguns dados
| Escolas Estaduais | Escolas Municipais | Escolas Privadas |
Computador de mesa para alunos | 76,3% | 39,4% | 66,8% |
Computador portátil para alunos | 53,1% | 30,2% | 53,3% |
Lousa digital | 27,3% | 11,3% | 15,2% |
Projetor multimídia | 77,4% | 55,9% | 72,9% |
Tablet para alunos | 16,7% | 27,4% | 10,3% |
Os números mostram que ainda há espaço para crescimento, mas que as tecnologias interativas estão cada vez mais presentes nas realidades dos alunos de ensino fundamental no Brasil. Itens como lousas digitais e projetores multimídias estão incluídos nos planos de aula de muitos professores do país, aprimorando a relação que a educação tem com a tecnologia.
Segundo pesquisa da Fundação Lemann, 91% dos pais acreditam que a escola se torna mais atraente para os alunos quando ela utiliza a internet na educação de seus alunos, um elemento fundamental para a tecnologia interativa.
Alguns dos principais problemas para a implementação de novas tecnologias nas escolas são a infraestrutura das instituições e a formação dos docentes, que muitas vezes não se sentem aptos para utilizar a tecnologia em suas salas de aula.
Os dados são da pesquisa “O ensino de ciências da natureza e suas tecnologias na educação básica brasileira – um panorama entre os anos de 2010 e 2020”, realizada pela organização internacional British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas.
Exemplos de tecnologias interativas
Confira alguns exemplos de tecnologias interativas que atuam como soluções em educação e seus variados usos:
Exemplos de tecnologia interativa: a Lousa digital
Uma lousa digital tem a capacidade de inserir vídeos e imagens em tempo real para os alunos, fazendo com que as aulas se tornem mais imersivas e envolventes. É possível, por exemplo, que o professor faça anotações e destaque informações do que está sendo apresentado, podendo inclusive solicitar colaborações dos alunos.
É basicamente um computador, com todas as suas funções, porém em formato de lousa. Fantástico, não é?
Essa é com certeza uma das principais tecnologias interativas que estão sendo buscadas por escolas modernas. E você já consegue encontrar opções que sequer precisam de projetores, ou seja, são como TVs multi-touch (permite mais de uma pessoa tocando na tela), conectadas a internet e com softwares próprios já pensados para a educação.
Para que isso aconteça geralmente há a utilização de recursos digitais como uma plataforma de estudos que concentrem os materiais, que podem ser pesquisas, vídeos, podcasts, infográficos e aplicativos, por exemplo. E o aluno estuda em casa previamente à aula na escola.
A sala de aula invertida, portanto, é uma das tendências educacionais que faz com que o ensino híbrido, citado acima, seja aplicado de forma prática no cotidiano dos alunos e da escola como um todo, já que é possível desenvolver métodos colaborativos e 100% virtuais em fases do aprendizado. É uma super tendência educacional, adotada por muitas escolas reconhecidas como modernas e atualizadas.
Exemplos de tecnologia interativa: os computadores e tablets
Ainda que sejam equipamentos comuns do cotidiano, computadores e tablets podem ser considerados tecnologias interativas para serem usadas em salas de aula. Com eles, é possível desenvolver atividades colaborativas entre os alunos, estudos complementares e introdução de conteúdos multimídia, como vídeos, mapas mentais virtuais e quiz de perguntas e respostas, por exemplo.
Exemplos de tecnologia interativa: a Gamificação de atividades
De forma digital ou não, o conceito de gamificação consiste em trazer elementos de design de jogos em situações que não são necessariamente relacionadas a jogos. Basicamente é o processo de tornar conteúdos educativos, como uma aula de História ou Biologia em algo jogável, com experiências que podem consistir em, por exemplo, avançar de fases, conquistar prêmios e ultrapassar barreiras e situações limitantes.
Exemplos de tecnologia interativa: a Sala de aula virtual
O controle e participação feitos em sala de aula também podem ser feitos de maneira on-line, por meio de ambientes virtuais que tenham itens como chats, videoaulas, fórum de dúvidas e atividades distintas.
Exemplos de tecnologia interativa: a Realidade virtual
Ambientes de realidade virtual transportam os alunos para situações completamente imersivas, em que é possível explorar locais históricos, simular experimentos científicos, aprender um novo idioma ou até mesmo compreender como funcionam contas e equações.
Exemplos de tecnologia interativa: a Realidade aumentada
A sobreposição de conteúdo digital ao mundo real proporcionada pela realidade aumentada é capaz de dar vida a livros didáticos e mostrar o funcionamento de diversos conceitos. A tecnologia consiste em meio de animações 3D que aparecem após a leitura de um QR code que abrirá o conteúdo interativo, trazendo diversão, conhecimento e participação direta dos alunos.
Exemplos de tecnologia interativa: os Chatbots
Os chatbots são responsáveis por conduzir um consumidor em uma solução automatizada de atendimento e o mesmo conceito pode ser aplicado nas escolas funcionando como um assistente EAD dos alunos. Assim, os robôs podem responder questões como prazos e datas de entregas, instruções sobre tarefas e atividades previstas da escola, por exemplo.
Exemplos de tecnologia interativa: os Resumos interativos
Muitos conteúdos são passados para que os alunos copiem e depois estudem novamente o que está em seus cadernos ou computadores. Com os resumos interativos, é possível disponibilizar espécies de pílulas de conhecimento com o que precisa ser visto, de forma dinâmica e acessível, fazendo uso de cores, vídeos, formas e estilos de apresentações atrativas e aliadas com a nova geração.
Quais são os diferenciais das tecnologias interativas?
Ter novas tecnologias na educação proporciona uma adaptação ao aluno que temos hoje, acostumado e imerso ao mundo digital que ele consome em seu cotidiano. Veja alguns diferenciais que o uso de tecnologias diversas pode gerar:
Aumento da participação dos alunos
Muitas das tecnologias citadas fazem com que o aluno interaja com os conceitos apresentados pelos professores de forma mais ativa e participativa, o que auxilia na memorização e aprendizado do que está sendo passado para eles.
Aprofundamento de conceitos
Na sala de aula convencional é difícil expandir o conhecimento para além do que é visto nos livros didáticos e na performance do professor. Já quando a tecnologia entra em cena, é possível explorar e aprofundar o que é mostrado, trazendo conceitos e situações externas e até mesmo novas em cada aula, dando mais ferramentas e mais liberdade à criatividade do educador.
Personalização da experiência educacional
Um desafio relatado por professores e instituições de ensino é a dificuldade de transmitir conteúdos de forma personalizada. Com o advento de tecnologias interativas, um aluno poderá ter experiências distintas de outro colega de sala, direcionando para situações que mais lhe interessam, sem perder o aprendizado de um determinado conteúdo.
Colaboração entre alunos
É possível desenvolver ainda mais atividades colaborativas, que explorem características diferentes de cada aluno, além dos já tradicionais trabalhos em grupo. O ambiente se torna mais coletivo e diversas atividades podem ser elaboradas com esse viés, inclusive online e fora do ambiente da escola.
Implemente novas tecnologias interativas com a MOVPLAN S.E.!
A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira que desenvolve e fabrica soluções tecnológicas voltadas para o mundo da educação. São, atualmente, mais de 18 mil salas de aula equipadas com produtos da marca, em instituições de ensino renomadas Brasil afora. Veja algumas delas:
- Avenues São Paulo
- Barão de Mauá
- COC By Pearson
- FAAP
- Grupo Marista
- Grupo SEB
- Liceu Albert Einstein
- Rede Salesiana
- Senac
- Skill
O portfólio da marca inclui lousas digitais (com ou sem necessidade de projetores), lousas convencionais, soluções integradas (que combinam digital e convencional numa única solução), gabinetes de recarga, software educacional e muito mais! Entre em contato com o time de consultores da MOVPLAN S.E. e se surpreenda.