Sala digital: o que é, como funciona e principais características

Aluno_Lousa_Digital_Sala_Digital

A internet, o computador e o celular estão cada vez mais presentes na nossa rotina e a mudança tecnológica também já chegou na educação. Especialistas já apontam que as soluções tecnológicas podem ser uma ótima ferramenta para engajar os estudantes, tornar a educação mais interativa e até dar protagonismo ao aluno.

Entre as ferramentas usadas na educação está a sala digital, um ambiente virtual de aprendizagem com diversos recursos para a educação. Por exemplo:

  • É possível criar turmas e desenvolver atividades colaborativas;
  • Enviar materiais complementares;
  • Realizar avaliações;
  • Fazer videoaulas e até fóruns de discussão.

Neste artigo, você conhecerá o que é, como funciona e principais características da sala digital. Além disso, entenderá quais são as vantagens e quais são os desafios desse recurso, como implementar e como o seu uso contribui nos dias atuais.

Vamos lá? Boa leitura!

O que preciso saber sobre: o que é sala digital?

O universo das tecnologias proporcionou mudanças profundas na sociedade e não poderia ser diferente na educação. Um grande exemplo de transformação no ensino é a sala digital, que também é conhecida como Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA).

Ela possui ferramentas diversas que promovem o aprendizado, ou seja, a sala digital permite o uso de diversas possibilidades para enriquecer o aprendizado e ainda pode complementar o ensino na sala de aula física. Conheça alguns deles:

  • Fórum: é um recurso para facilitar o diálogo entre alunos e professores sobre assuntos das disciplinas, aplicação do conteúdo e até dúvidas. Por exemplo, é possível criar conversas sobre determinado assunto com o professor trazendo uma pergunta para ser respondida e os alunos podem interagir entre si, apontando motivos para discordar e concordar com os colegas.
  • Chat: também para promover diálogo, o chat é um recurso de bate-papo para resolução de dúvidas fora do ambiente físico. Por exemplo, o aluno está estudando e já envia a dúvida para não esquecer e o professor possa esclarecer depois.
  • Videoaula: as aulas podem ser gravadas e disponibilizadas para acesso virtual na sala digital para os estudantes.
  • Espaço colaborativo: a sala digital pode possuir ferramentas para coloração em arquivos de texto, apresentações, planilhas, entre outros.
  • Material complementar: o professor pode inserir materiais complementares sobre o conteúdo discutido na sala de aula em diversos formatos como: áudio, vídeo, texto, jogos, entre outros.
  • Atividades e tarefas: o professor pode criar um cronograma de atividades para realização e entrega na sala digital.
  • Feedback e avaliação: há ferramentas para inserir feedback e até avaliação para os alunos.

Como funciona e quais as principais características da sala digital?

Muitas pessoas têm dúvida de como funciona a sala digital e, de modo geral, é um ambiente virtual com o objetivo de potencializar o ensino com recursos tecnológicos. Em alguns sistemas de ensino é utilizada como único ambiente, mas também pode ser usada de forma complementar.

Por exemplo, há cursos de graduação e pós-graduação totalmente virtuais que usam salas digitais para realização de aulas ao vivo e gravadas, envio de materiais multimídia para estudo, plano e cronograma de atividades, avaliação e até discussões em fóruns de dúvida.

Já em algumas instituições de ensino é possível ter um ambiente complementar ao físico. Assim, os estudantes podem acessar materiais antes da aula como na metodologia do ensino híbrido, produção de trabalhos individuais ou coletivos por meio de recursos compartilhados, entre outros.

Ou seja, a principal característica desse tipo de sala de aula é estar em uma plataforma ou ambiente totalmente virtual. Além disso, a sala digital possui diversos recursos, como: fóruns, chats, espaços colaborativos, videoaula, materiais multimídia, etc.

Outro ponto importante da sala digital é que o aluno pode acessar o espaço de qualquer lugar a partir de um device, como computador e celular. Também permite maior flexibilidade no horário de acesso e realização das atividades.

Sala digital: como seu uso contribui nos dias atuais

A sala digital ganhou espaço no setor educacional nos últimos anos e, principalmente, na pandemia de covid-19 com o fechamento das escolas, universidades e centros de ensino. A nova realidade fomentou ainda mais a necessidade de estudantes e professores se adaptarem com o processo de aprendizagem no meio tecnológico.

Mas a sala digital possui ferramentas que vão continuar sendo uma necessidade da população nos próximos anos, veja quais são:

  • Flexibilidade de acesso em qualquer lugar: por ser um ambiente virtual, a sala digital oferece o benefício de acesso em qualquer lugar com internet por meio de um device.
  • Flexibilidade de estudar em qualquer horário: diferente da sala de aula presencial, a sala digital não tem horário definido para acesso, ou seja, os alunos podem acessar e fazer atividades no melhor momento para eles.
  • Comunicação: a sala digital também favorece a comunicação entre professor e aluno, entre os alunos, e entre o professor e os pais. Sendo que as ferramentas mais comuns são: chats e fóruns.
  • Metodologia ativa: a sala digital pode ajudar nas metodologias ativas de ensino, como o ensino híbrido, por ter ferramentas que dão autonomia aos estudantes.

Quais as vantagens da sala digital?

A sala digital possui diversas vantagens na educação ao reunir ferramentas e funcionalidades tecnológicas que visam promover o aprendizado, relacionamento e oferecer autonomia. Continue a leitura para conhecer quais as vantagens da sala digital:

  • Zero limitação de espaço: o aluno não precisa estar em um local específico para acessar a sala digital, sendo uma vantagem que oferece liberdade ao estudante para realizar as atividades de onde quiser. Afinal, é necessário apenas internet e um device, como celular, computador, tablet, entre outros.
MOVPLAN_Aula_Online_Sala_Digital
  • Flexibilidade de horário: o estudante não precisa acessar a sala digital sempre no mesmo dia e horário como no ambiente presencial, pois as atividades podem ser inseridas com um prazo final para ser cumprido. Um exemplo é que algumas instituições agendam aulas ao vivo, mas disponibilizam a gravação para quem não conseguir acompanhar.
  • Autonomia ao estudante: é possível desenvolver a autonomia dos estudantes com disponibilização de materiais complementares, organização de estudo e priorização de atividade. Por exemplo, a sala digital pode ser usada na educação híbrida, que une o presencial e o virtual.

Quais são os desafios que envolvem ter uma sala digital?

Apesar de a tecnologia já estar presente na vida da sociedade e, principalmente, dos nativos digitais, há desafios que o setor educacional busca superar. Entre eles está a ausência de um plano de aula para guiar as atividades e o desenvolvimento em cada conhecimento e/ou habilidade dos estudantes.

Outro desafio é a facilidade dos alunos se distraírem sem ter um professor ao lado, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida com técnicas específicas e que irá ajudar na vida profissional e pessoal do estudante.

Por fim, é importante que os professores façam uma curadoria das atividades e dos materiais multimídia inseridos na sala digital. Afinal, é preciso que o conteúdo seja de qualidade e atrativo para motivar o estudo.

Como implementar a sala digital na educação

Assim como na sala de aula presencial, as atividades na sala digital precisam estar presentes no plano de aula de cada turma. Além disso, é preciso definir quais os objetivos e como o aluno precisa se desenvolver dentro de cada ação para o processo de aprendizagem.

Afinal, cada tarefa, material complementar e fórum precisam ter um objetivo na aprendizagem dos estudantes. Em casos de uso da sala digital para complementar o trabalho presencial não é diferente, já que todas as atividades precisam estar integradas em ambos os ambientes.

Como a MOVPLAN S.E. pode te ajudar com tecnologia na educação

Além da sala digital, há diversas soluções educacionais disponíveis para potencializar o aprendizado e oferecer mais possibilidades aos professores. Entre os principais players do setor está a MOVPLAN S.E. com mais de 20 anos no mercado com foco no desenvolvimento de soluções para escolas, universidades e instituições de ensino.

A marca possui um portfólio completo quando o assunto é educação com a linha Lousa Escolar de quadros brancos, Lousa Digital, Soluções Integradas que unem o digital e o tradicional, Gabinete de Recarga para notebook e outros devices, Software Educacional QUADRIBOOK, Projetores e Componentes Relacionados.

Além de desenvolver, a MOVPLAN S.E. possui fábrica própria com rigorosa política de qualidade para a produção das soluções educacionais. Os clientes ainda recebem treinamento para uso dos equipamentos e suporte técnico por e-mail, WhatsApp, chat, site e telefone fixo.

A qualidade dos produtos e do atendimento da empresa está presente em salas de aula em toda a América Latina. Confira alguns dos nossos clientes:

Se você deseja mais informações sobre a tecnologia na sala digital e outras soluções educacionais, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe que atende clientes em todas as áreas: instituições de ensino, empresas e governo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email