Tela interativa: saiba as vantagens para sala de aula

Sumário

Tela interativa

Você sabia que o Brasil está entre as 20 nações com pior desempenho em ensino básico no mundo? O dado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é o órgão responsável pelo planejamento e operação da avaliação no país.

O resultado da pesquisa gera o seguinte questionamento: como melhorar a qualidade do ensino brasileiro? A explicação pode estar na falta de inovação na educação. Há 100 anos, por exemplo, não conhecíamos a internet e os computadores sequer existiam.

Mas de lá para cá, o mundo já passou por diversos avanços do ponto de vista tecnológico. Entretanto, a educação segue na contramão da evolução e as salas de aula continuam na mesma estrutura há um século.

Neste sentido, um dos recursos disponíveis no mercado educacional é a tela interativa, que também é conhecida como lousa digital. A tela interativa pode ser uma ótima ferramenta tecnológica para aumentar a retenção de conteúdo dos alunos. Vamos conhecer mais sobre o equipamento?

Continue a leitura para saber o que é, como funciona e quais são os benefícios da tela interativa para sala de aula e para eventos.

Tela interativa e lousa digital: o que é?

A tela interativa, que também é conhecida como lousa digital, é um recurso tecnológico que pode ser usado para sala de aulas e para eventos, além de apresentações em vídeo conferência.

Entre as funcionalidades da tela interativa está o reconhecimento da escrita pelo toque das mãos. A ferramenta é bem semelhante ao touchscreen dos celulares atuais. A tela interativa ou lousa digital ainda suporta acesso à internet e materiais multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo.

Vantagens da tela interativa para salas de aula

Tela interativa

Apenas 2% das instituições de ensino brasileiras possuem tela interativa, segundo o estudo mundial divulgado pela Future Source em 2015. Apesar da pouca adesão da tela interativa para sala de aula, os recursos oferecidos pelo equipamento podem contribuir para um ensino de qualidade e melhorar a experiência dos estudantes.

Afinal, a tela interativa oferece recursos que deixam a aula mais prática, lúdica e dinâmica. Como a tecnologia já está na mão dos alunos com os celulares, a tela interativa pode motivar e engajar os estudantes em prol do aprendizado por causa da familiaridade com o universo tecnológico.

Outro grande diferencial do uso da tela interativa para sala de aula é a retenção de conteúdo. Prova disso é a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser, que mostra que o índice de absorção pode aumentar 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos.

Vantagens da tela interativa para eventos!

A tela interativa não é usada apenas nas instituições de ensino. Afinal, a interatividade também pode ser usada para eventos do ambiente corporativo, como feiras, convenções e exposições. O objetivo é engajar o público por meio da tecnologia da tela interativa, que tem como principal funcionalidade o touchscreen e acesso à internet.

Como escolher uma tela interativa?

Tela interativa

Ao optar por implementar uma tela interativa na sala de aula, uma série de considerações críticas deve ser levada em consideração. Entre as principais dúvidas que surgem nesse processo, a escolha do equipamento é uma das mais fundamentais. O investimento necessário deve ser ponderado com cuidado, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade e a durabilidade do produto. Escolher uma tela interativa de qualidade é crucial para garantir que o equipamento atenda às necessidades de longo prazo da escola e dos alunos.

Além disso, é essencial verificar se as funcionalidades da tela interativa operam de forma adequada. Isso inclui a precisão do toque, a capacidade de resposta, a compatibilidade com o software educacional e outras características que podem variar entre diferentes modelos e fabricantes.

Outro ponto importante a ser considerado é o tamanho da tela interativa. Deve-se escolher um tamanho que se adeque à estrutura física da sala de aula, garantindo que todos os alunos tenham uma visão clara e confortável do conteúdo exibido.

Por fim, é fundamental conhecer todas as ferramentas e especificações do produto escolhido. Isso inclui características como a capacidade de reduzir reflexos, que podem afetar a visibilidade da tela, e a qualidade do material utilizado na fabricação, que influenciará na durabilidade e resistência da tela.

Em resumo, ao escolher uma tela interativa para a sala de aula, é crucial considerar o investimento, a qualidade, o tamanho e as especificações do equipamento para garantir uma experiência educacional eficaz e duradoura.

+ LEIA MAIS: A importância da tecnologia nos 4 pilares da educação 

Conheça a tela interativa da MOVPLAN SE

lousa digital - super geeksCom fabricação totalmente brasileira, a MOVPLAN já equipou mais de 20.000 salas de aula com tela interativa e outros produtos. A empresa está no mercado há mais de 21 anos com preço justo e acessível para as instituições de ensino. Desde a 2019, a MOVPLAN exporta para todos os países da América Latina.

Além de possuir produção própria do início ao fim, a empresa está aberta para atender as necessidades de qualquer instituição de ensino, projetando a melhor solução com a possibilidade atualizá-la caso a escola queira novos produtos no futuro.

A MOVPLAN começou com atuação regional e hoje é um grande player do mercado educacional com diversos clientes no país e no exterior. Entre eles estão COC by Person, Senac, Rede Salesiana, Liceu Albert Sabin, Barão de Mauá, Grupo Marista, Avenues São Paulo, Colégio GEO, Skill, Unipar e Grupo SEB, entre outros.

Funcionalidades da tela interativa da MOVPLAN SE

A MOVPLAN tem como propósito contribuir para o avanço da educação de qualidade no Brasil e no mundo. A tela interativa da empresa possui diversas funcionalidades para aprimorar a experiência do usuário:

  • Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
  • Gráficos e ferramentas matemáticas;
  • Captura de imagem e gravação de tela com áudio;
  • Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
  • Reprodução de vídeos;
  • Conexão com a internet;
  • Sistema de áudio integrado;
  • Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Além disso, a tela interativa possui o Software Educacional QuadriBook, que permite a criação de aulas de alto impacto visual e acesso a conteúdo educativo de alta qualidade. Desenvolvido pela MOVPLAN, o software permite a inserção de expressões matemáticas, desenhos com auxílio de transferidores e réguas, imagens, conteúdos multimídia, objetos 3D e muito mais.

+ LEIA MAIS: Conheça as vantagens do quadro interativo

Diferenciais da MOVPLAN SE

professor e aluno na lousa digital

A MOVPLAN é uma empresa brasileira que possui fabricação própria da tela interativa e outros produtos como o Gabinete de Recarga, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.

Outro diferencial que merece destaque é a logística, pois todos os equipamentos são entregues pela própria ou pelas melhores transportadoras do Brasil. Já a instalação é feita com profissionais treinados e capacitados pela empresa.

Televisão touch scream

Quer incluir a tela interativa nas salas de aula da sua escola? Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan