Lousa virtual: o que é e como usar?

Sumário

Como limpar quadro branco manchado

Você sabia que apenas 11,3% das instituições de ensino municipais brasileiras possuem lousa virtual? O dado integra o censo escolar de 2022, do Inep (O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A lousa virtual pode oferecer diversos benefícios como: autonomia para os professores criarem aulas mais atraentes, além de motivação e engajamento dos alunos. Não é atoa que essa solução digital já é usada pelos principais e mais desenvolvidos países, como o Reino Unido.

Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa sobre a lousa virtual: o que é, como usar, aulas on-line e muito mais. Você busca o melhor para a sua escola? Continue a leitura para entender qual é a melhor lousa virtual e como escolher.

O que é a lousa virtual?

Se você está cansado das lousas tradicionais, precisa conhecer a lousa virtual. Também conhecida como lousa, quadro ou tela interativa ou digital, o recurso é solução tecnológica usada para fins educacionais em escolas ou empresas com salas de treinamentos.

A principal característica da lousa virtual é suportar materiais multimídia, como textos, imagens, áudio e vídeo. Sendo assim, é um recurso atraente para professores conseguirem criar apresentações elaboradas, impactantes e criativas. Além disso, a lousa virtual possui touchscreen, para você navegar com o toque dos dedos, e acesso à internet. Por isso, ela é muito útil em ambiente escolar.

Ou seja, a lousa virtual é semelhante aos diversos recursos tecnológicos usados pela população, como o celular e tablet. Sendo assim, é oferecido uma ferramenta mais atraente que pode engajar ainda mais os alunos com o aprendizado durante as aulas.

Como usar a lousa virtual? Saiba mais

Esqueça todos os aspectos rígidos do quadro tradicional e dê espaço para interação, porque você vai ver que a resposta para “como usar a lousa virtual?” é mais simples do que você imagina. O investimento em tecnologia garante a evolução e melhoria do setor educacional. A lousa virtual da MOVPLAN possui simplicidade para uso das funções e configurações.

Os educadores que manuseiam a lousa virtual podem destacar, anotar e escrever em qualquer espaço da tela com o toque das mãos. Além disso, pode fazer capturas de imagem e áudio para salvar o aprendizado adquirido na aula. Já pensou como isso é um diferencial incrível da lousa virtual?

Esqueça todos os aspectos rígidos do quadro tradicional e dê espaço para interação, porque você vai ver que a resposta para ‘como usar a lousa virtual?’ é mais simples do que você imagina. O investimento em tecnologia garante a evolução e melhoria do setor educacional. A lousa virtual da MOVPLAN possui simplicidade para uso das funções e configurações.

Os educadores que manuseiam a lousa virtual podem destacar, anotar e escrever em qualquer espaço da tela com o toque das mãos. Além disso, pode fazer capturas de imagem e áudio para salvar o aprendizado adquirido na aula. Já pensou como isso é um diferencial incrível da lousa virtual?

A integração perfeita entre pedagogia e tecnologia está revolucionando a maneira como os alunos aprendem, tornando o processo educacional mais envolvente e eficaz. A lousa virtual não é apenas uma ferramenta, mas uma janela para o futuro da educação, onde a interatividade e a inovação se encontram para moldar mentes brilhantes.

As lousas virtuais que você precisa conhecer: veja como escolher

Há muitas opções de lousa virtual no mercado, por isso é preciso estar atento aos aspectos importantes para tomar a decisão de qual é a melhor para você e para a sua instituição de ensino ou empresa. Por ser um investimento, é preciso estar atento a qualidade dos materiais e a durabilidade da lousa digital. Por exemplo, é preciso entender se a superfície tem baixa reflexão e se o tempo de resposta do touchscreen é pequeno.

Lousa virtual e aulas on-line para PC é possível?

As aulas on-line são desafiadoras? Com a lousa virtual é possível garantir facilidade na hora de salvar aulas e garantir que o conhecimento chegue até os alunos.

Além de proporcionar aulas mais interativas, participativas, dinâmicas, ágeis e buscas na internet em tempo real. Isso significa que o conhecimento não está limitado às fronteiras da sala de aula, pois, com um simples toque, é possível acessar uma infinidade de recursos online.

Essa conexão instantânea com o vasto universo da informação enriquece o processo de aprendizado, incentivando a pesquisa ativa e a descoberta. Os educadores podem adaptar suas aulas com base nas últimas descobertas e notícias, tornando o currículo mais relevante e atualizado. Dessa forma, a tecnologia se torna uma aliada poderosa na promoção do pensamento crítico e no preparo dos alunos para um mundo em constante evolução.

Ao gravar as aulas, os alunos podem receber acesso aos conteúdos em locais com acesso para PC e até celular. Para te provar que é muito fácil gravar aulas on-line no exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK presente na lousa virtual da MOVPLAN, assista o vídeo:

Lousa virtual: software educacional em aplicativo

Aulas com alto impacto visual para prender a atenção dos alunos? Esse é um dos 18 recursos do Software Educacional QUADRIBOOK, que é desenvolvido, exclusivamente, pela MOVPLAN com o objetivo de facilitar o uso da lousa virtual. Confira todas elas:

  • Ferramentas de escrita;
  • Ferramentas de desenho;
  • Ferramentas de gráficos;
  • Ferramentas de matemática;
  • Reconhecimento de escrita;
  • Ferramenta de apresentações;
  • Software que interage com qualquer software;
  • Caneta inteligente e caneta de objetos;
  • Criação de atalhos para documentos e mídias;
  • Ferramentas de captura de imagem;
  • Gravação de tela e áudio;
  • Bloqueio do Touch;
  • Vídeo Player;
  • Gravação de página;
  • Internet, aplicativos e recursos presentes em um computador;
  • Criação de animação gráficas;
  • Zoom, régua, compasso, highlight, entre outros.

Lousa virtual da MOVPLAN SE

Autoridade quando o assunto é soluções tecnológicas para a educação, a MOVPLAN SE possui uma lousa virtual completa e desenvolvida para atender às necessidades do setor. A empresa brasileira oferece duas opções de superfície:

  • Touch Projeção: é a lousa virtual com garantia de baixa reflexão da luz do projetor para não atrapalhar a visibilidade do conteúdo.
  • Touch Cerâmico: é o melhor da lousa virtual com superfície Touch Projeção com a vantagens de poder usar o marcador de quadro branco. Ou seja, une o digital e o convencional.

Para ter a possibilidade de utilizar a tecnologia educacional em todos os espaços, a lousa virtual possui quatro dimensões diferentes:

  • Projeção em tela de 55 polegadas, Widescreen 16:9
  • Projeção em tela de 65 polegadas, Widescreen 16:9

  • Projeção em tela de 75 polegadas, Widescreen 16:9

  • Projeção em tela de 85 polegadas, Widescreen 16:9

Comparativo concorrencial da lousa virtual da MOVPLAN SE

Mais que um comparativo concorrencial, você poderá conhecer as vantagens da lousa virtual da MOVPLAN. Confira:

Tipo de sensor

Lousa Digital MOVPLAN SE

A lousa virtual da MOVPLAN protege e usa menos componentes para o sensor com câmeras, diminuindo a chance de acontecer defeito. Por outro lado, a maioria das lousas virtuais do mercado tem muitos componentes pequenos que podem dificultar a troca e comprometer o funcionamento da solução.

Índice de Assistência Técnica

A tecnologia educacional da lousa virtual da MOVPLAN possui apenas 0,2% de chance de apresentar defeito com dois anos de uso. Já com as outras soluções do mercado a probabilidade é de 10%.

Precisão do Touch

Já pensou em como pode ser desagradável acionar o touch com os dedos para destacar um texto e o marcador aparecer longe do local indicado? Pensando nisso, a lousa virtual da MOVPLAN desenvolveu uma precisão de <1mm. Já as lousas virtuais concorrentes possuem 5mm.

Tempo de Resposta do Touch

O mundo é dinâmico e a lousa virtual da MOVPLAN também. O atraso no tempo de resposta pode fazer com que a lousa dê pequenos trancos. Dessa forma, desenvolvemos um tempo de resposta do touch de <6ms e as concorrentes, que são mais lentas neste quesito, apresentam 20ms de tempo de resposta.

Velocidade de reposição das peças

Não só vendemos lousa virtual, somos uma fábrica e temos estoque pronta entrega para 100% dos componentes de todos os nossos produtos. As lousas virtuais concorrentes não costumam ter peças em estoque.

Tecnologia nas molduras

A lousa virtual é feita com alumínio resistente que garante o design moderno que a solução exige. Já as concorrentes usam molduras pintadas com tinta, que desgastam com o tempo.

Software Educacional

Pergunte para os concorrentes se a lousa virtual possui um software exclusivo e fácil de manusear… A MOVPLAN possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que é pensando para o mercado nacional e tem mais de 18 funcionalidades.

Sobre a MOVPLAN SE

Como melhorar taxas de rematrícula
Além da lousa virtual, a MOVPLAN possui mais de 20 anos de trajetória e inúmeras soluções tecnológicas feitas para o mercado educacional. A excelência dos produtos garante autoridade e, por isso, já está presente em mais de 18 mil salas de aula.

O nosso portfólio conta com a lousa virtual e a lousa branca com superfícies tecnológicas resistentes e está disponível na versão lisa ou diagramada. E também o Gabinete de Recarga Charge Mate que é um gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks.

E não para por aí, a MOVPLAN também é responsável pela evolução das lousas. A Lousa QuadriLine TouchPro é a união da lousa virtual com o apoio da lousa branca, representando o melhor do universo inovador com o suporte do tradicional.

Além de soluções com tecnologia própria, o diferencial da marca está no atendimento, treinamento para os usuários dos produtos, instalação feita por equipe própria e capacitada, e suporte técnico.

Por prezar pela qualidade, a trajetória da MOVPLAN é pautada por inúmeros cases de sucesso em instituições de ensino e em corporações, como COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Outras soluções: Google For Education, Google Meet e Zoom!

O uso de tecnologias na educação já é uma realidade que vai da robótica, inteligência artificial, jogos digitais e realidade aumentada até recursos virtuais, como sala de aula digital, reuniões virtuais, entre outros. Além dos benefícios de cada ferramenta, a inovação pode proporcionar inúmeras vantagens para o processo de aprendizagem.

Confira quais são as principais vantagens do uso da tecnologia no ambiente escolar:

  • Protagonismo: o uso de tecnologias pode contribuir para o aumento da autonomia dos estudantes no seu próprio processo de aprendizagem. Por exemplo: estudando em casa materiais complementares, jogando virtualmente conteúdos educativos e construindo conhecimento em fóruns virtuais.
  • Engajamento e motivação: a inclusão de tecnologias de forma integrada e planejada pode ser fundamental para aumentar a participação dos estudantes, que se sentem mais entusiasmados ao ver mais proximidade com o mundo tecnológico que vivemos hoje.
  • Desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo: o estudante tem a possibilidade de ter seu processo de aprendizagem potencializado com os fóruns de debates e de dúvidas e por estudo via internet, além de ter acesso a outras culturas e formas de pensar, por exemplo.

Selecionamos três soluções que estão entre as mais procuradas pelos educadores, confira:

  • Google For Education: criado há 15 anos com o nome de G Suite for Education, o Google for Education reúne ferramentas úteis para o setor educacional e busca atender as necessidades da escola primária, ensino fundamental e médio até o aprendizado nas universidades. Possui diversas funções, como: Google Docs, Planilhas e espaço dedicado para o setor.
  • Google Meet: serviço do Google para reuniões virtuais e pode ser usado em computadores ou dispositivos móveis.
  • Zoom: serviço para reuniões virtuais e pode ser usado em computadores ou dispositivos móveis.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a tecnologia pode estar inserida dentro do contexto pedagógico, confira o depoimento do professor de robótica Marcelo Morer:

Lousa virtual: saiba onde encontrar

É incrível como a lousa virtual pode ser um facilitador para instituições de ensino modernas, inovadoras e engajadas com os alunos. Se você deseja mais informações ou conversar sobre os benefícios que a lousa virtual pode oferecer, entre em contato com nossa equipe que é capacitada para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan