Fugir das tecnologias digitais não é mais uma opção para nós educadores, temos que nos inserir rapidamente neste universo.
A última grande pesquisa que aborda o uso de tecnologias digitais em salas de aula foi realizada em 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br).
De acordo com a pesquisa, 96% dos professores de escolas públicas usam recursos educacionais disponíveis na Internet para preparar aulas ou atividades com os alunos. Os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%) e vídeos (74%). O uso de jogos chega a 42%, apresentações prontas, 41%, e programas e softwares educacionais, 39%.
Para saber mais sobre a pesquisa em questão acesse: Revista Educação
TIPOS DE RECURSOS UTILIZADOS PARA AS AULAS
Imagens, figuras, ilustrações ou fotos 84%
Textos 83%
Videos 74%
Questões de Prova 73%
Uso de Jogos 42%
Apresentações Prontas 41%
Programas e softwares Educacionais 39%
Mas o grande problema é que muitos de nós educadores não dominamos plenamente os recursos digitais, somos imigrantes digitais, e nossos alunos dominam plenamente esses recursos, são nativos digitais, já nasceram imersos no mundo digital.
Mesmo que estudemos para melhorarmos nossa interação com o universo digital carregamos “sotaque”, por exemplo, não é incomum mandarmos e-mail e depois ligarmos para a pessoa perguntando se ela o recebeu, nossos alunos navegam por este mundo sem “sotaque” uma vez que nasceram nele.
Cabe a nós educadores nos preparamos melhor e quando não soubermos navegar na pela galáxia digital, pedirmos ajuda a nosso alunos, isso não é demérito, tenham certeza eles ajudaram com o maior prazer, uma das atitudes que os jovens nativos digitais não aceitam é a desonestidade, não saber tudo é normal.
Para finalizar deixo uma dica de leitura que pode ajudar, trata-se do livro “Inovação e métodos de ensino para nativos digitais“, organizado por Marcelo Veras.
Escrito por Sheldon Pereira de Assis
Professor e gestor de inovação educacional
[email protected]