Aula híbrida significado: entenda o que é, plano de aula e exemplos de aula

Sumário
movplan-aula-hibrida-significado-escola

Os especialistas já apontam que a tendência para o setor educacional é de aprendizado personalizado, aumento do uso de conteúdo nas plataformas digitais e aumento da inovação social, tecnológica e pedagógica. O resultado está presente na pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar que apontou as mudanças para as escolas até 2030 isso significa que a “aula híbrida significado” é a solução para sua instituição de ensino.

Uma das maneiras de transformação da educação é com o ensino híbrido, que une elementos do meio digital e on-line. A metodologia de ensino pode contribuir para a melhoria de diversos aspectos do processo de aprendizado, pois dá protagonismo ao estudante. Conheça três benefícios ao utilizar de forma adequada: 

  • Autonomia aos estudantes;
  • Aumento do engajamento e da motivação;
  • Potencialização da proatividade dos alunos.

Continue a leitura do artigo para tirar dúvidas sobre o que é “aula híbrida significado”, plano de aula, exemplo de aula e como a metodologia ganhou destaque na pandemia.

Aula híbrida significado: o que é?

Procurada como “aula híbrida significado”, a metodologia é chamada “ensino híbrido” e consiste na organização de atividades presenciais e virtuais de forma integrada. Isso significa manter fundamentos importantes e que são tradicionais, mas incorporando elementos inovadores que potencializam a experiência do aluno.

Outra característica é ser uma metodologia ativa, transformando o estudante no centro do processo de aprendizagem. Ou seja, é o protagonista. Já o papel do professor é transformado em um suporte para as possibilidades mais adequadas, para estimular a participação e para apresentar recursos.

Apesar da “aula híbrida significado” ter ganho destaque na pandemia, as possibilidades vão muito além de alternar grupos de alunos em virtual e presencial. Para entender melhor o cenário podemos recordar as universidades que oferecem cursos de graduação ou pós-graduação semipresencial.

movplan-aula-hibrida-significado-universidade

Afinal, os graduandos ou pós-graduandos podem acessar materiais em casa, como: aulas gravadas, artigos, livros e atividades em fórum de debates no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Mas o presencial segue com aulas, plantão de dúvidas, monitorias e eventos.

Antes de conhecer exemplos de “aula híbrida significado”, você precisa saber que há duas modalidades diferentes para quem deseja inovar no ambiente educacional. Veja:

  • Sustentado: mantém características do ensino tradicional e presencial.
  • Disruptivo: rompe com as características do ensino tradicional.

Você deve estar se perguntando qual escolher e a resposta é: depende. Afinal, a aplicação da “aula híbrida significado” deve estar presente no plano de aula com estratégia de atividades integradas. Além disso, é preciso considerar a característica da escola, dos alunos, das famílias e de todos os agentes presentes no ambiente.

Aula híbrida significado: plano de aula e exemplo de aula

A “aula híbrida significado” pode oferecer diversos benefícios para o processo de aprendizagem dos alunos. Mas é preciso inserir as atividades e o objetivo a ser completado no plano de aula para que a metodologia seja eficiente.

Para te ajudar a inserir a “aula híbrida significado” no calendário das atividades, selecionamos modelos utilizados em instituições de ensino. Continue a leitura para entender:

Sala de aula invertida ou flipped classrom

O primeiro exemplo de “aula híbrida significado” faz o processo contrário de uma aula tradicional. Ao invés do aluno ter o primeiro contato com o conteúdo na hora da aula, ele recebe materiais para estudar, que podem ser em texto, vídeo, áudio, jogo, entre outros.

A oportunidade de aprofundar o conhecimento adquirido se apresenta na sala de aula. Dessa forma, alunos e professores podem promover debates e discussões construtivas, além de aplicar exercícios e atividades práticas.

movplan-aula-hibrida-significado-casa

Rotação por estações na “aula híbrida significado”

O segundo modelo é um tipo de “aula híbrida significado” que separa os alunos em grupos considerando objetivos diferentes, mas complementares. A rotação acontece porque os alunos revezam entre os grupos.

Rotação individual na “aula híbrida significado”

O exemplo de “aula híbrida significado” envolve o desenvolvimento de roteiros personalizados de acordo com os objetivos e necessidades de cada estudante. Sendo assim, os estudantes passam por espaços que fazem sentido com a proposta de aprendizado e desenvolvimento.

À la carte na “aula híbrida significado”

É um exemplo de “aula híbrida significado” em que os alunos possuem uma grade de estudo básico, mas podem complementar com disciplinas totalmente virtuais e optativas.

Flex na “aula híbrida significado”

O quinto modelo da “aula híbrida significado” é caracterizado pelo professor mediador, ou seja, que tira dúvidas, orienta e motiva os estudantes. Pode ser aplicado de forma individual ou coletiva.

Como ficou a aula remota na pandemia?

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus provocou o fechamento das instituições de ensino como forma de contenção da covid-19. O momento foi de incertezas em relação às restrições e ao possível retorno das atividades presenciais.

Entretanto, as escolas precisam criar soluções para não deixar a educação parar e a “aula híbrida significado” foi marcante. Afinal, os professores e os alunos se adaptaram ao ambiente virtual e até fizeram revezamento de grupos para o presencial.

Por exemplo, o Ministério da Educação (MEC) homologou um conjunto de diretrizes de atividades para a educação básica e superior em documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Entre as autorizações para o momento estava a liberação de atividades não presenciais na carga horária exigida. Ou seja, diversas atividades realizadas no meio digital foram incluídas, como: assistir videoaulas, uso de plataformas virtuais e acompanhar programas de televisão ou rádio.

Para Esdras Santana, CEO da MOVPLAN S.E., uma empresa brasileira do setor educacional, a eficiência do ensino pode aumentar com o uso de recursos tecnológicos adequados.

“Nós sabemos que depois dessa experiência que tivemos e com todas as dificuldades que nós vemos, vamos precisar de coisas boas dentro da sala de aula. A gente acredita que a educação pode melhorar e tudo isso pode se tornar realidade”, finaliza Santana.

Aula híbrida significado: sistemas, tecnologias e inovações

Muitas pessoas que buscam por “aula híbrida significado” também procuram por exemplos de sistemas, tecnologias e inovações para transformar o ensino. Afinal, há muitos recursos que podem facilitar a adoção de elementos virtuais na sala de aula.

Entre os principais sistemas voltados para educação está o Google for Education, que é uma plataforma de sala virtual com recursos essenciais para trabalho no meio digital.

  • Chamada de vídeo com o Google Meet: para aulas e debates, por exemplo.
  • Agenda: pode auxiliar na organização do cronograma de estudos em casa.
  • Arquivos armazenados na nuvem do Drive: ótima forma de enviar materiais em texto, áudio, vídeo e imagem para complementar o estudo.
  • Texo, planilha, apresentação etc.: possibilidade de criação colaborativa entre os alunos.
  • Entre outros.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento em habilidades do futuro, a plataforma oferece ainda conteúdos de programação, criatividade, arte, cultura e idiomas. Entre os exemplos estão criação e pintura de elementos em 3D com realidade virtual; expedições para conhecer o universo digitalmente; e experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Já em relação às soluções tecnológicas, a Lousa Digital da empresa brasileira MOVPLAN S.E. é uma das principais escolhas para aplicação de “aula híbrida significado”. Afinal, é possível abrir materiais multimídia e ainda fazer pesquisa na internet em tempo real.

Além disso, possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com mais de 18 funcionalidades, como: touchscreen, captura de imagem, reconhecimento de escrita e ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática e apresentações para aulas com alto impacto visual. 

Os benefícios do uso dos equipamentos podem ser comprovados por quem já usa!

Assista ao depoimento do Super Geeks 👇

Conheça a experiência do Colégio Renascença 👇

Mas se você deseja adotar o uso de notebook e outros devices no plano de aula da “aula híbrida significado”, não precisa se preocupar com o transporte, armazenamento e recarga dos equipamentos. Afinal, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. cumpre todas as tarefas de forma adequada e sem precisar a rede elétrica da instituição de ensino. 

Veja como Avenues School se beneficia com uso do Charge Mate 👇

O último exemplo de recursos tecnológicos para “aula híbrida significado” é a Lousa QuadriLine TouchPro, que une a lousa branca com a digital. Ou seja, você pode transformar o ambiente mantendo aspectos tradicionais. 

O depoimento do professor Alfredo do Colégio Queiroz Brunelli lista as principais vantagens. Assista 👇

Conheça a MOVPLAN S.E.

Se você quer transformar a educação e potencializar o aprendizado, estamos caminhando na mesma direção! Há 20 anos a MOVPLAN S.E. desenvolve e fabrica soluções educacionais e tecnológicas para instituições de ensino. O portfólio reúne diversas opções que se adequam a necessidade dos alunos, dos professores, das escolas e das famílias  

A empresa brasileira já exportou para toda a América Latina e já equipou mais de 18 mil salas em escolas renomadas, como: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar na elaboração do plano de “aula híbrida significado”? E como investir em soluções tecnológicas?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email