Aprenda como usar e implementar o App Google Sala de Aula

O App Google Sala de Aula é uma plataforma para quem busca um ambiente virtual para aprimorar o aprendizado e ainda ter acesso à diversos recursos digitais, ao gerenciamento das atividades, ao desempenho dos estudantes, entre outros.

MOVPLAN_App Google Sala De Aula

Continue a leitura do artigo para saber o que é, como usar, como se cadastrar e como acessar o App Google Sala de Aula. Além disso, você vai entender quais suas principais vantagens, como usar sendo aluno pelo celular, como implementar e como responder as atividades no ambiente digital.

Boa leitura!

O que é o App Google Sala de Aula?

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) já é algo muito utilizado pelas escolas, universidades e centros de estudo. Entre as opções de recursos disponíveis para as instituições de ensino está o Google Sala de Aula, que é buscado por App Google Sala de Aula e Google Classroom e é um produto do serviço Google for Education.

Afinal, o que é o App Google Sala de Aula? Como o nome diz, é uma sala de aula totalmente virtual que pode ser acessada tanto pelo navegador como por aplicativo. Em uma plataforma é possível que os alunos participem de videochamadas, façam atividades e até desenvolvam trabalhos colaborativos. Já os professores podem ter acesso a ferramentas de gestão dos conteúdos e do desempenho dos estudantes.

Veja quais são os principais recursos disponíveis no App Google Sala de Aula:

  • Google Drive para armazenamento de arquivos, como: fotos, documentos, vídeos, entre outros.
  • Google Agenda para organização de calendário de aulas, atividades e reuniões.
  • Documentos para criação colaborativa de textos.
  • Planilhas para criação colaborativa de planilhas.
  • Apresentações para criação colaborativa de apresentações.
  • Formulário para criação colaborativa ou aplicação de questionário.
  • Meet para realização de reuniões ou aulas virtuais.
  • Gmail para envio de e-mail.
  • Google Sites para criação de websites.

Já quando o assunto é gestão dos alunos no App Google Sala de Aula, é possível ter acesso ao gerenciamento e mensuração das atividades com possibilidade de criar tarefas, deixar recados e dar notas para os trabalhos feitos pelos estudantes.

MOVPLAN_App Google Sala De Aula_Display

Ou seja, o App Google Sala de Aula pode ser acessado por escolas ou por organizações sem fins lucrativos que usam qualquer uma das edições do Google Workspace for Education e pessoas que tenham uma conta Google com 13 anos ou mais. O resultado é uma ferramenta incrível para os estudantes que terão mais tecnologia para ajudar no estudo e para os professores que terão recursos para promover o ensino de diversas formas.

App Google Sala de Aula: quais suas principais vantagens

A tecnologia chegou para ficar na nossa vida pessoal e profissional e alcançou diversos segmentos, como de logística, do marketing e da educação. Os recursos podem proporcionar e favorecer maior engajamento, motivação, retenção de aprendizado e autonomia. Quando o assunto é App Google Sala de Aula, as vantagens são diversas e vão além daqueles que já citamos, veja:

  • Flexibilidade: o App Google Sala de Aula permite acesso em qualquer local e horário, ou seja, é o próprio usuário que escolhe o melhor horário para cumprir com os deveres dentro da plataforma.
  • Relacionamento: o App Google Sala de Aula possui ferramentas de mural, perguntas e discussões que permitem ampliar o relacionamento entre a turma no ambiente virtual.
  • Trabalho em equipe: o App Google Sala de Aula permite a criação de arquivos compartilhados para que mais de uma pessoa desenvolva o trabalho ao mesmo tempo e as alterações podem ser vistas em tempo real.

Como implementar o App Google Sala de Aula

A implantação do App Google Sala de Aula deve ser personalizada para as necessidades e objetivos de cada turma. Além disso, escolas que vão adotar o ensino híbrido precisam integrar as atividades realizadas no presencial para que o conhecimento seja complementar.

Dessa forma, assim como qualquer inovação, o App Google Sala de Aula deve estar presente no plano de ensino da turma para que cada atividade seja descrita junto com o objetivo, o que se espera do aluno e como a tecnologia pode contribuir.

MOVPLAN_App Google Sala De Aula_Tablet

Como usar o App Google Sala de Aula?

O App Google Sala de Aula possui diversos recursos para professores e alunos potencializarem o aprendizado no meio digital. Mas é preciso saber usar a plataforma para obter os benefícios desejados, por isso selecionamos informações importantes sobre cada aba para você entender como usar o App Google Sala de Aula. Veja: 

Mural

É aqui que você vai deixar recados e avisos de forma instantânea ou programada. Além de texto, é possível adicionar link, inserir anexo ou vincular ao Google Drive e ao YouTube.

Atividades

É aqui que os professores vão poder gerenciar totalmente as atividades da turma. Isso significa que vai ser possível publicar, acompanhar e gerenciar diversas opções, como: teste, pergunta e material.

Pessoas

É aqui que é feito o gerenciamento de todas as pessoas presentes na turma, seja estudante ou professores. Além disso, é possível gerar um link para convite ou gerar o código para entrada de novos membros.

Notas

É aqui que as notas são atribuídas e o acompanhamento do desempenho é feito pelos professores.

Agenda

É aqui que é possível organizar datas e prazos das atividades.

Como se cadastrar e como acessar o App Google Sala de Aula?

O cadastro no App Google Sala de Aula é diferente para contas escolares, pessoais e do Workspace. A primeira opção é criada pela própria escola que foi credenciada no Google Workspace for Education; já a segunda forma de cadastro é feita pelos pais ou responsáveis do estudante; e a última opção é feita pela instituição de ensino.

Mas se você já tem o cadastro no App Google Sala de Aula é só acessar o site do App Google Sala de Aula ou no próprio aplicativo, digitar o endereço de e-mail usado no cadastro, digitar a senha, clicar em “próxima” e clicar em aceitar para a mensagem de boas-vindas.

MOVPLAN_App Google Sala De Aula_Escola

Como baixar ou instalar o App Google Sala de Aula?

A forma de baixar ou instalar o aplicativo ou App Google Sala de Aula depende do tipo de acesso que você deseja, confira:
  • Android: é só buscar o App Google Sala de Aula no Play Store e clicar em Instalar
  • Sistema IOS: é só buscar o App Google Sala de Aula no App Store e clicar em Instalar

App Google Sala de Aula: como usar sendo aluno pelo celular?

Para acessar o App Google Sala de Aula, os alunos podem instalar o aplicativo no celular (veja no tópico anterior como baixar em sistema Android e IOS). Mas é preciso receber o convite para participar da turma, que deve ser gerado pelo professor ou pela instituição.

Veja as três formas do aluno receber o convite para a turma no App Google Sala de Aula:

  • Link da turma: é só acessar o link enviado pelo professor, escolher a conta que será usada e participar.
  • Código da turma: acesse o Google Sala de Aula, faça login, clique em “Participar da turma”, digite o código e depois clique em “Participar”.
  • Convite por e-mail: abra o e-mail e clique em “Participar”.

App Google Sala de Aula: posso acessar de um outro celular?

O acesso ao App Google Sala de Aula pode variar de device, seja celular ou notebook. Mas lembre-se: é preciso inserir o usuário, que é o e-mail, e a senha sempre que acessar a plataforma em um novo device.

Como responder as atividades e outras dúvidas sobre o uso do App Google Sala de Aula?

Se você é aluno e está com dificuldades sobre como fazer as atividades no App Google Sala de Aula, pode acessar uma Central de Ajuda com passo a passo para computador, Android, IPhone ou IPad.

MOVPLAN_App Google Sala De Aula_Aluno

O App Google Sala de Aula é pago?

Apesar de ter versões pagas do App Google Sala de Aula, há também uma versão gratuita com diversas ferramentas. Veja quais são:

  • Google Fundamentals: gratuito
  • Education Standard: pago
  • Teaching and Learning Upgrade: pago
  • Education Plus: pago

As diferenças entre as opções variam de acordo com as possibilidades das categorias: recursos que poupam tempo, recursos aprimorados de avaliação e feedback, recursos de aprendizagem personalizados, recursos de organização, recursos de originalidade, recursos de análise e recursos de segurança.

Outras tecnologias para o setor educacional

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência em soluções educacionais, como lousas brancas, lousas digitais, software e soluções integradas. Se você deseja conhecer outras tecnologias, entre em contato com o time de consultores da MOVPLAN S.E..

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email