O Guia Essencial dos Benefícios da Lousa Digital

Sumário

O Guia Essencial dos Benefícios da Lousa Digital

lousa-digital-guadriline-alunos

2016Smartphone em mãos, tablet na bolsa, computadores e laptops em nossos ambientes domésticos e profissionais. Nossa vida é acompanhada por tecnologia da hora que acordamos à hora que vamos dormir. Não poderia ser diferente. O avanço tecnológico traz benefícios como a praticidade, o dinamismo, a rapidez e a possibilidade de acesso a informação com imediatismo e diversas fontes diferentes. Se em nosso dia-a-dia a tecnologia é capaz de acrescentar tanto, imagine você o que ela pode fazer pela educação. Confira neste guia essencial dos benefícios da lousa digital para sala de aula.

Os antigos mimeógrafos já são peças de museu, o vídeo cassete já perdeu sua funcionalidade e hoje é raro ainda encontrá-lo em algum lugar que não seja uma salinha empoeirada na escola, cheia de tranqueiras e objetos sem utilidade. Os projetores e Datashow que precisavam rodar por toda a escola, com reservas de um mês de antecedência, agora finalmente cedem a vez para as poderosas e democráticas lousas digitais. Com preços cada vez mais acessíveis, as escolas vanguardistas e atentas aos movimentos de mercado estão renovando seus artefatos e equipamentos tecnológicos ultrapassados por essa ferramenta mágica que proporciona diversos benefícios para os educadores, os alunos e até mesmo os pais e responsáveis desses alunos.

CONFIRA AQUI OS 4 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS QUE AS LOUSAS DIGITAIS ESTÃO TRAZENDO PARA SALAS DE AULA EM TODO O MUNDO.

PESQUISA

É imprescindível que nós educadores ensinemos nossos alunos a pesquisarem conteúdos em uma era onde a informação é tão vasta e acessível. Nossas fontes de pesquisa já não são as mesmas de anos atrás e continuam mudando e crescendo a cada dia. Entre enciclopédias livres como a Wikipédia e outras mais respeitadas como a enciclopédia Britannica, um excelente exercício que pode ser feito durante aulas de qualquer matéria é abrir conteúdos dessas e outras para que os alunos possam aprender a realizar pesquisa com fontes diferentes, comparar informações e até mesmo, em alguns casos, corrigir ou incluir dados novos. Uma lousa digital trará todo o universo de informação da internet para dentro de sua sala de aula, manterá seus alunos motivados e fascinados, e você cumprirá sua missão de formar alunos mais bem informados e mais seguros na hora de buscarem conhecimento.

ENRIQUECIMENTO AUDIO VISUAL

Nossos alunos estão acostumados com estímulos audiovisuais para melhor processarem as informações. Isso não é apenas uma tendência ou um “costume” dessa geração, mas sim uma resposta ao mundo ao qual são expostos. O auxílio de recursos como vídeos, fotos, recursos 3D, músicas e áudio em geral influenciam muito no processo de retenção de conteúdos absorvidos, sendo que os níveis mais altos de retenção são atingidos quando há estímulos audiovisuais e principalmente alguma interação com os mesmos. Nós educadores quando expostos às facilidades que uma lousa digital oferece, devemos nos beneficiar disso, cuidando para que nossos alunos retenham o maior nível de informação, explorando canais educacionais do YouTube, TED Talks, simuladores virtuais de ensino de ciências e tantos outros portais que nos oferecem um enriquecimento fabuloso para nossas aulas, deixando nossos alunos não só muito bem preparados, mas também bastante interessados e empolgados com o conhecimento que estamos proporcionando.

INTERATIVIDADE

Já que estamos falando de retenção de informação, vamos agora atingir o topo da pirâmide, permitindo que nossos alunos interajam com os conteúdos por nós propostos. Proporcionar para um estudante a possibilidade de ir à lousa, interagir com exercícios, ou demonstrações, de uma forma segura e estimulante, fará com que cada momento se torne uma experiência única e ganhe espaço na memória de longo termo desse indivíduo. Sites com jogos educacionais podem ser encontrados por toda a rede. Listo aqui alguns sites que contêm jogos para crianças e adolescente em fase escolar:

Aproveite a sensibilidade ao toque das lousas digitais para trazer seus alunos à lousa, criando competições saudáveis e vendo surgir neles o sorriso de quem aprende se divertindo.

COLABORAÇÃO

Um dos benefícios mais interessantes que a tecnologia proporciona para a educação é a possibilidade de colaboração entre educadores e alunos, e principalmente entre os próprios alunos, orquestrados e monitorados pelo educador. As redes sociais podem oferecer algumas opções de construção de ideias, conteúdos, textos, ações sociais como arrecadação de mantimentos para uma causa específica, denúncias sociais da comunidade em que vivem, produção de páginas com os mais diversos propósitos. O próprio Facebook, que não é uma ferramenta educacional, porém já conta com a adesão da grande maioria de nossos alunos pode ser um bom lugar para começar. Crie um grupo para discussão de conteúdos das suas aulas, faça postagens de sites interessantes, vídeos para possam assistir em casa e até mesmo exercícios de revisão. Proponha tópicos e enquetes, mantenha seu público conectado e aquecido. Caso esteja um pouco desconfiado de usar o Facebook em sala de aula, conheça a plataforma Edmodo criada e utilizada com o único intuito de promover a interação e colaboração entre alunos e professores de todo o Brasil.

Faça parte dessa realidade você também, Educador!

O Guia Essencial dos Benefícios da Lousa Digital para sala de aula

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email