Dica nº 3 – Aumente o nível de retenção de seus conteúdos

Sumário

BONS motivos para você utilizar tecnologia em suas aulas

dica-3

Dica nº 3 – Aumente o nível de retenção de seus conteúdos

Em um mundo onde a informação é múltipla, dinâmica, instantânea e abundante, não podemos esperar que nossos alunos façam a leitura de um texto ou ouçam-nos palestrar por 30 minutos sobre um tema, e que consigam reter essa informação toda pelos próximos 15 minutos de suas vidas – isso não vai acontecer, a não ser que você tenha técnicas de discurso tão impressionantes quanto as daquele líder ariano.

Estudos apontam que somente 10% dos conteúdos que os alunos leem ou ouvem são realmente retidos. Se você incluir vídeos interessantes ou imagens de boa qualidade e visibilidade, pode aumentar para até 50% o nível da retenção do conhecimento pelos seus alunos e, se fizer com que tudo isso vire uma grande discussão – pessoal com dimensões virtuais ou virtual com dimensões pessoais (abra uma discussão sobre o vídeo e os textos apresentados em sala em uma rede social, instigue os alunos a comentarem com perguntas feitas em enquetes nesses mesmos grupos virtuais de estudo, traga os melhores – e piores – comentários para a sala de aula, mostre que a opinião individual é importante e relevante), você aumentará essa barra para até 90% de retenção dos conteúdos explorados.

Para um maior nível de absorção do conhecimento, aguarde a tecnologia nos permitir inserir chips que enviarão esse conteúdo diretamente para serem armazenados no cérebro do ser em questão. Enquanto isso, siga as práticas pedagógicas de aprendizado ativo – ponha a tecnologia para trabalhar para você e para o sucesso de suas aulas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email