A importância da escrita à mão para o desenvolvimento cerebral

Sumário

Olá meus queridos amigos.

Como educador diariamente persigo novas técnicas, metodologias, conceitos e novidades que me levem a aumentar minha capacidade de ajudar meus alunos a aprenderem. E nesta busca, sempre guardo um tempo para pesquisar, estudar, refletir, discutir com meus pares e voltar a refletir. E uma das grandes discussões se dá em torno da inserção de tecnologia digital em sala de aula. Ela é positiva? O quanto deve ser usada? Em que momentos devemos fazer uso dela? Uma coisa é certa, o processo de inserção de tecnologia digital é irreversível e nós educadores temos que nos adaptarmos a ela, buscando as melhores maneiras de utilização pedagógica para a mesma.

Os professores de Língua Portuguesa sempre alegam, e acredito que com toda razão, que a inserção de tecnologia digital no processo educacional não pode levar ao fim da escrita formal, que o ato de digitar não pode substituir o ato de escrever, que os tablets tem que ser um meio e não um fim no processo de aprendizado.

Para apimentar um pouco mais a já calorosa discussão, a neurocientista cognitiva Karin James, da Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos, publicou os resultados de um estudo sobre a importância da escrita à mão para o desenvolvimento cerebral das crianças.

Neste estudo, as crianças foram separadas em dois grupos: um grupo teria que copiar as letras à mão e outro faria a mesma atividade, mas digitando em uma tela de tablet. O objetivo principal da pesquisa era testar a capacidade destas crianças de aprenderem as letras sugeridas.

A pesquisa revelou que o cérebro das crianças que estavam escrevendo á mão revelava padrões de ativação semelhantes à pessoas já alfabetizadas e o das crianças que digitavam em um tablet não.
Isso não quer dizer que o uso de tablets nas escolas deve ser abandonado, mas sim mesclado com atividades em que os alunos, principalmente nos anos iniciais, realizem atividades manuais, não só escrever, mas também desenhar, pintar, produzir objetos etc.
Uma ótima ideia é incorporar programas e aplicativos que simulem no tablet o ato de escrever a mão.

Muito obrigado pela parceria e para saber mais sobre a pesquisa acessem BBC.

Escrito por Sheldon Pereira de Assis

Professor e gestor de inovação educacional
[email protected]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email