Dica nº 4 – Eternize suas aulas

Sumário

Dica nº 4 – Eternize suas aulas

Dica nº 4 – Eternize suas aulas

O Quão familiarizado você está com o PowerPoint? Tenho certeza que esse já é um velho conhecido seu, e no seu computador você tem uma pasta cheia de apresentações com aulas e mais aulas que você vem montando ao longo dos anos.

Isso é excelente, ótimo mesmo, não fosse o fato de que seu computador acabou de pifar, sair fumaça e fazer barulhos que te fazem pensar que ele pode explodir a qualquer momento – meu Deus!

Mas você salvou tudo em um pen drive, ufa, e se for um pouco mais cuidadoso que eu costumava ser no passado, não esqueceu ele no bolso de uma calça e jogou na máquina de lavar – lá se foi seu conteúdo, lavado com Vanish para fora do pen drive.

Mil são as situações que podem ocorrer com dados que armazenamos no nosso computador, em pen drives ou pior – no computador nada confiável da escola, mas os dias de instabilidade acabaram!

Hoje em dia temos diversas plataformas na NUVEM que podem fazer esse armazenamento para você sem riscos de que você venha um dia a perder seus pdfs, ppts, docs, etc., etc. O conceito de armazenamento na nuvem é bastante simples – você SOBE seus conteúdos para uma plataforma como o Dropbox, o Google Drive ou o OneDrive e eles são mantidos na rede por toda a eternidade sem riscos, além do fato de você poder acessar quando quiser e de onde quiser que eles estarão lá, a salvo, te esperando. Suba pastas inteiras com suas imagens, textos, revisões de prova e as mantenha em segurança – ninguém poderá ver seus arquivos a menos que você decida compartilhá-los.

E veja só, aí está mais um benefício das plataformas de armazenamento na nuvem – você pode selecionar conteúdos específicos e compartilhá-los com seus alunos através de links gerados pela própria plataforma, é tudo muito simples e seguro. Crie uma conta no Dropbox ou no OneDrive – saia clicando sem medo, essas plataformas atuais trabalham de forma bastante intuitiva e geralmente oferecem tutoriais para iniciantes.

Você ficaria muito triste se eu te dissesse que o PowerPoint já está ultrapassado? Não há problema nenhum em continuar utilizando essa excelente e efetiva ferramenta, mas não raro é possível que seus alunos façam apresentações de trabalhos ou seminários em uma ferramenta espetacular chamada Prezi – é tão efetivo quanto uma apresentação de PowerPoint só que melhor, mais rico em possibilidades de apresentação, mais fácil para criação, menos engessado e – 100% na nuvem – uma vez criada a apresentação, ela estará lá, pra sempre, para que você acesse e faça suas apresentações a partir de qualquer computador, sendo possível inclusive fazer apresentações remotas e baixar a versão desktop do Prezi para montar suas apresentações enquanto estiver off-line. Dê uma olhada nessa plataforma, ela definitivamente merece sua atenção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email